agencia

Pautas

03/06/2015 às 14:30

Entrega produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Da Redação
Agência São Luís
A-A+ Tamanho da Letra
Local:
Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro João de Deus.
Horário:
03/06/2015 às 14:30h
Endereço:
Rua 01, quadra 06, lote 12 - Associação dos Moradores Planalto Anil (atrás da parada de ônibus do Centro Elétrico na Avenida Guajajaras).
Contatos:
Sandra Viana (99601-9323)

Sugestões sonoras:
- Fátima Ribeiro, secretária municipal de Segurança Alimentar
- Jorselle Louzeiro, diretora do Cras do bairro João de Deus
- Agricultores
- Beneficiados com a entrega de alimentos

Sugestões de imagens:
- Entrega de alimentos
- Agricultores que devem participar do evento

PAUTA:

Acompanhar a entrega dos alimentos comprados através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) aos beneficiários inscritos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro João de Deus. Cerca de 100 famílias vão receber os alimentos.
A ideia é mostrar os benefícios do PAA, como um programa que aumenta a geração de renda do agricultores familiares da zona rural e ao mesmo tempo garante segurança alimentar às populações em vulnerabilidade social.
No últimos dias, os alimentos já foram distribuídos aos cadastrados nos Cras´s da Cidade Operária e da Vila Embratel.
Os alimentos inseridos no PAA municipal são hortifruti, frango e produtos extrativistas das regiões de Matinha, Cinturão Verde e Tajipuru, de 300 pequenos produtores. Serão beneficiadas diretamente 26 comunidades.
O programa é coordenado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) em parceria com as Secretarias Municipais da Criança e Assistência Social (Semcas), de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e de Segurança com Cidadania (Semusc). Os recursos são do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com adesão mista do governo do Estado.


SUGESTÕES PERGUNTAS
- Quantas comunidades ou Centros Sociais já foram beneficiados com o PAA?
- Como funciona o Programa de Aquisição de Alimentos?
- Como devem proceder os agricultores interessados em aderir ao programa (PAA)?
- Além do PAA, quais são os outros programas sociais que ajudam a fortalecer a produção familiar rural de São Luís?
- Quais serão as próximas comunidades ou Centros Sociais beneficiados com o PAA?
PNAE
A Semsa também é parceira na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na capital. A titular da pasta, Fatima Ribeiro, é secretária da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-MA), órgão que atua no monitoramento para cumprimento dos critérios do programa, junto ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), que representa a sociedade civil.
O objetivo do PNAE é contribuir para a segurança alimentar e nutricional nas escolas da rede pública do Município, além de promover práticas alimentares saudáveis no ambiente escolar. Esta é a primeira vez que a capital implanta estes dois importantes equipamentos sociais.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Os produtos da agricultura familiar são hortifrutigranjeiros e do extrativismo (juçara, coco babaçu, buriti). Para serem fornecedores, os agricultores interessados devem possuir a Declaração de Aptidão do Produtor (DAP), emitida pelos sindicatos e pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), e ter produção que atenda à demanda.