agencia

Pautas

13/05/2017 às 08:00

Prefeitura de São Luís realiza Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe

Da Redação
Agência São Luís
A-A+ Tamanho da Letra
Local:
Centro de Saúde Turu II
Horário:
13/05/2017 às 08:00h
Endereço:
Avenida 07, Conjunto Habitacional Turu
Contatos:
SECOM | Prefeitura de São Luís
(98) 3212-8042 // (98) 98189-0404

SUGESTÃO DE SONORA: superintendente de Vigilância Epidemiológica e sanitária da Semus, Terezinha Lobo.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza neste sábado (13), uma grande mobilização na capital maranhense como parte do Dia D da campanha nacional de vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe. Para isso a Semus vai disponibilizar a vacina em 63 unidades de saúde, que vão funcionar das 8h às 17h, à espera do público-alvo da campanha. Em São Luís a meta é vacinar 189.316 pessoas.

O público alvo deste ano inclui professores de escolas públicas e privadas que estejam em atividade, além de pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 4 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Uma recomendação importante é que as pessoas apresentem a carteira de vacina e quem possui doenças crônicas deve apresentar prescrição médica. A Campanha Nacional de Vacinação termina no dia 26 de maio.

PREVENÇÃO

A vacinação tem sido a estratégia utilizada no Brasil para evitar as internações e complicações, inclusive óbitos, causadas pela gripe nos grupo mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Estudos científicos comprovam que a vacinação contribui para redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
A contraindicação da vacina é apenas para pessoas com alergia às proteínas do ovo, crianças menores de seis meses e para quem apresenta quadro de doenças febris agudas.