agencia

Pautas

05/07/2017 às 19:00

Prefeitura lançará Rede São Luís de Pontos de Cultura nesta quarta-feira (5)

Da Redação
Agência São Luís
A-A+ Tamanho da Letra
Local:
Cine Teatro da Cidade
Horário:
05/07/2017 às 19:00h
Endereço:
Rua do Egito, nº 244 – Centro (antigo Cine Roxy)
Contatos:
SECOM | Prefeitura de São Luís
(98) 3212-8042 // (98) 98189-0404

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza o lançamento oficial do projeto Rede São Luís de Pontos de Cultura, nesta quarta-feira (5). Na ocasião, estarão presentes autoridades, os grupos culturais que integram o projeto e o representante do Ministério da Cultura (MinC). O evento acontecerá às 19h, no Cine Teatro da Cidade, localizado na Rua do Egito, nº 244 – Centro (antigo Cine Roxy).

Na oportunidade, o projeto e as suas próximas etapas serão apresentados ao público. Também serão distribuídos os kits para os representantes de Pontos de Cultura. O encerramento será com a apresentação cultural do grupo Lamparina, que mistura os principais ritmos e manifestações do Maranhão.

Desde 2015, através de edital de seleção, 40 iniciativas culturais dos mais diversos segmentos artísticos da capital foram escolhidas para receber premiação no valor de R$ 43.350,00 e participar de um programa de capacitação, culminando na formação da Rede São Luís de Pontos de Cultura. O projeto é uma das ações efetivas da Política Nacional de Cultura Viva, programa do Governo Federal executado pela Prefeitura de São Luís.

A cerimônia de lançamento também marca o início do programa de capacitação das iniciativas culturais, que visa o desenvolvimento da economia da cultura local e maior articulação em rede. As oficinas começam a partir do dia 6 de julho e serão realizadas todos os meses, até o dia 10 outubro. Temáticas como elaboração de projetos, comunicação comunitária, cultura de rede e cultura empreendedora serão abordas por oficineiros nacionais e estaduais.

A oficina de boas-vindas será ministrada pelo representante regional Nordeste do MinC, Nilton Valença, que explanará sobre a Política Cultural Cultura Viva, fruto de uma Lei Federal que busca a ampliação do acesso da população aos meios de produção e circulação cultural. Além disso, serão esclarecidas dúvidas sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

SERVIÇOS

O quê? Lançamento da Rede São Luís de Pontos de Cultura

Quando? 05 de Julho.

Onde? Cine Teatro da Cidade, localizado na Rua do Egito, nº 244 – Centro (antigo Cine Roxy).

Horário? 19h

SUGESTÃO DE ENTREVISTADO - Secretário Municipal da Cultura – Marlon Botão