agencia

Pautas

11/10/2017 às 16:00

Prefeito Criança toma posse nesta quarta-feira (11)

Da Redação
Agência São Luís
A-A+ Tamanho da Letra
Local:
Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TER)
Horário:
11/10/2017 às 16:00h
Endereço:
Avenida Senador Vitorino Freire - Areinha
Contatos:
SUGESTÃO DE SONORA: Prefeito Edivaldo e o secretário da Semed, Moacir Feitosa

O Prefeito Criança, Thiago Cutrim e a Vice-Prefeita Criança, Kimberly Saori, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Rocha, tomam posse nesta quarta-feira (11), às 16h, no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TER). Os dois foram eleitos dentro do projeto Prefeito Criança, uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem como principal objetivo despertar a consciência política e social das crianças e adolescentes da rede pública municipal, além de incentivá-las a conhecerem os trabalhos do Legislativo e Executivo.

Seis crianças entre 10 e 11 anos estudantes do 5º e 6º anos das U.E.Bs. Galileu Clementino, Henrique de La Roque, Sá Vale, Menino Jesus de Praga, Maria Rocha e Uruati concorreram à vaga, com seus respectivos vices. Os outros candidatos que não foram eleitos vão exercer cargos de sub-prefeitos.

A parceria do TRE deu legitimidade ao pleito, e ainda mostrou para os candidatos e pais presentes como funciona uma eleição de fato.

PROJETO

Cada candidato teve que apresentar um projeto, com o auxílio de pais, professores, coordenadores e gestores, cuja temática fosse relacionada às necessidades da comunidade escolar. E, nos dias 14 e 15 de setembro, todos os estudantes do 5º e 6º ano foram às urnas para eleger seus representantes.

O 2º turno das eleições do projeto Prefeito Criança aconteceu com a apresentação das propostas do candidatos para uma comissão de professores de universidades e de servidores da Semed. Os critérios para a análise dos candidatos foram clareza e objetividade, suas propostas para o período do seu mandato.

Entre suas atribuições, o Prefeito Criança deverá participar de reuniões e acompanhar o secretário municipal de Educação e o Prefeito de São Luís, sempre que for convocado; desenvolver junto à comunidade escolar durante seu ano de mandato, sempre autorizado e acompanhado da direção da escola, o projeto apresentado nas eleições; e apresentar, sob a orientação da direção da escola, um relatório bimestral à coordenação do projeto Prefeito Criança, no que tange ao cumprimento do cronograma de execução apresentado na defesa do seu projeto.