agencia

Pautas

05/12/2017 às 19:00

Prefeitura promove de 5 a 7 de dezembro o I Fórum Rede São Luís de Pontos de Cultura

Da Redação
Agência São Luís
A-A+ Tamanho da Letra
Local:
Convento das Mercês
Horário:
05/12/2017 às 19:00h
Endereço:
Centro
Contatos:
SECOM | Prefeitura de São Luís
Email: imprensaprefeituraslz@gmail.com
(98) 3212-8042 // (98) 98189-0404

A Prefeitura de São Luís promove o I Fórum Rede São Luís de Pontos de Cultura, a abertura acontece nesta terça-feira (05), às 19h e o evento se estende até o dia 7, no Convento das Mercês. O Fórum é a culminância do projeto Rede São Luís de Pontos de Cultura e contará com a participação e exposição de 30 entidades culturais da cidade. A programação é aberta ao público.

Na oportunidade, serão apresentados os resultados do projeto, por meio de exposições, apresentações, palestras e rodas de conversa. Além disso, será reservado um espaço para que os visitantes tenham a oportunidade de conhecer a história e as atividades de cada Ponto de Cultura de São Luís que compõe a Rede. Serão 10 estandes para os grupos exibirem indumentárias, fantasias, entre outros materiais durante os três dias de evento. O espaço também terá palco para apresentações e performances dos grupos participantes.

PROGRAMAÇÃO

A solenidade de abertura do evento conta com a participação de representante do Ministério da Cultura ministrando a palestra "Cultura Viva - Desafio e Perspectiva para o futuro". Em seguida, o bloco tradicional Os Foliões anima o público e encerra a noite.

A programação continua no dia 6, a partir das 14h, com a roda de conversa "Cidadania, Diversidade e Direitos Culturais", com a participação do tambor de crioula 30 de Outubro e bumba meu boi de Maracanã.

Em seguida, às 16h, acontece a roda de conversa "Cultura de Paz: Território e Pontos de resistência cultural", que contará com diferentes pontos de vista sobre o tema através da participação dos Pontos de Cultura Instituto Mariana, Bumba meu boi de Leonardo e Cia Tramando Teatro. No palco, a partir das 18h, o tambor de crioula mirim Arte Nossa se apresenta, seguido pelo cacuriá Assacana e escola de samba Flor do Samba.

Na manhã do dia 7, às 9h, o palestrante e produtor cultural André Lobão ministra palestra com o tema "Economia da Experiência". Dando continuidade à programação, às 10h30, o público poderá conhecer mais sobre a experiência dos grupos no projeto, com a roda de conversa "Economia Criativa: Experiência Ponto a Ponto". A mesa será composta por representantes do boi da Floresta e tambor de crioula Arte Nossa, grupos selecionados como Pontos de Cultura estaduais, e por representantes das entidades Lizzi Fashion Artistique Collectif e Laborarte.

À tarde, de 14h às 16h, serão expostos os resultados do projeto Rede São Luís de Pontos de Cultura, além de novas propostas para a manutenção da Rede. A partir das 17h30, a animação fica por conta do espetáculo Axé, do Grupo GDAM, seguido por desfile do grupo Lizzi Fashion, e encerramento com a tradição e animação do bumba meu boi União da Baixada.

-

SUGESTÃO DE SONORA: Secretário Municipal de Cultura, Marlon Botão e representantes dos Pontos de Cultura