agencia

Pautas

27/04/2019 às 14:00

Prefeitura reforça campanha de vacinação contra a gripe em shoppings neste sábado (27)

Da Redação
Agência São Luís
A-A+ Tamanho da Letra
Local:
São Luís Shopping
Horário:
27/04/2019 às 14:00h
Endereço:
Av. Prof. Carlos Cunha, 1000 - Jaracaty
Contatos:
SECOM | Prefeitura de São Luís
Email: imprensaprefeituraslz@gmail.com
(98) 3212-8042 // (98) 988146001

A campanha de vacinação contra a Influenza será intensificada pela Prefeitura de São Luís, com mobilização nos shoppings da capital. A ação acontece neste sábado (27) e prossegue todas as sextas-feiras e sábados de maio, sempre das 14h às 18h, nos shoppings São Luís (Jaracati), da Ilha (Cohama) e Rio Anil (Turu).A meta é imunizar 254.958 pessoas na capital, até o encerramento da campanha, dia 31 de maio. A proposta desta iniciativa é ampliar as estratégias de saúde preventiva, colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a capital maranhense é que sejam vacinados 95% do público-alvo total de 254.958 pessoas. Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas acima dos 60 anos, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis.

A gripe é uma infecção viral que afeta especialmente as vias aéreas e o pulmão. Para contraí-la, basta entrar em contato com secreções de pessoas infectadas e o vírus Influenza adere às células do aparelho respiratório do novo hospedeiro e passa a se multiplicar em alta velocidade. Para responder o ataque, o organismo aumenta a produção de muco e a temperatura corporal – causando a coriza e a febre. Como a gripe também provoca uma leve inflamação nos músculos, o corpo tende a ficar dolorido. os sintomas, em geral, duram até uma semana.

A vacinação é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta; crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; neoplasia maligna; e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia.

SERVIÇO

Campanha de vacinação contra a gripe com postos volantes em shoppings da capital

Quando? Sábado (27)

Horário? 14h30 – 15h30

Local? São Luís Shopping - Av. Prof. Carlos Cunha, 1000 – Jaracaty

Sugestão de sonora: Coordenadora de Vacinação da Vigilância Sanitária, Charlene Luso