agencia

Pautas

29/04/2019 às 09:30

Ações da gestão do prefeito Edivaldo serão destaques no 21º Encontro Regional do COEGEMAS

Da Redação
Agência São Luís
A-A+ Tamanho da Letra
Local:
Centro de Convenções Multicenter SEBRAE
Horário:
29/04/2019 às 09:30h
Endereço:
Altura do n° 50, Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n - Alto do Calhau
Contatos:
SECOM | Prefeitura de São Luís
Email: imprensaprefeituraslz@gmail.com
(98) 3212-8042 // (98) 98189-0404

Avanços da Assistência Social da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior serão destaques no 21º Encontro Regional do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social), que será sediado em São Luís, com o tema “Os desafios da proteção socioassistencial em contexto de restrição fiscal”. O evento tem apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), e será realizado nos dias 29 e 30 deste mês, no Centro de Convenções Multicenter SEBRAE. Essa é a primeira vez que a capital sedia o encontro. São esperadas 1.500 pessoas para o evento, que acontecerá no Centro de Convenções Multicenter SEBRAE.

A escolha de São Luís como sede 21ᵒEncontro Regional Nordeste se deu em função da efetiva participação nos debates nacionais, contribuindo para a participação da construção da política nacional da Assistência Social, o que levou a secretária Municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande ser eleita a presidente do Colegiado Nacional de Gestores de Assistência Social (CONGEMAS), projetando a Prefeitura de São Luís.

A gestão do prefeito Edivaldo na área da Assistência Social, tem se destacado nacionalmente, um exemplo disso é o reconhecimento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), dado em 2015 pelas ações de Combate e erradicação do Trabalho Infantil, com Medidas Sócio Educativas e no serviço de Família Acolhedora.

Ressalta-se ainda, entre os avanços da gestão do prefeito Edivaldo, a realização do segundo concurso público da história da Semcas e convocação dos aprovados para as áreas de serviço social, direito e psicologia; Criação da mesa de negociação promove discussões entre os gestores e os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) visando à criação de planos de carreira, cargos e salários; Capacitação e aquisição de 250 equipamentos para as unidades da Assistência; Inauguração dos Cras Cidade Operária, Bequimão, Vinhais, Coroadinho, Cohab; Reativação do Circo Escola, Inauguração do Centro de Convivência da Vila Luizão; Ampliação do número de vagas do Acolhimento de 90 para 370; O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atende 5.010 pessoas organizadas em 224 grupos, distribuídos em 60 bairros e envolve 446 comunidades.

O encontro tem o intuito de qualificação e aprimoramento da oferta dos serviços socioassistenciais para a consolidação da Política de Assistência Social na Região Nordeste, principalmente para a capital. O público-alvo são trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), controle social, usuários e pessoas interessadas nas discussões da Política de Assistência Social, de todos os Estados que compõem a região Nordeste.

Programação

O evento reunirá uma programação diversificada de temas da Política de Assistência Social em formato de painéis, workshops e oficinas. Nos painéis, os assuntos abordados serão: Os Desafios da Proteção Socioassistencial em Contexto da Restrição Fiscal; Retomada do Conservadorismo na Assistência Social: A região Nordeste em destaque; Gestão Orçamentária e Financeira; Benefícios Eventuais e Seguranças Sociais.

Nos workshops e oficinas, serão discutidos os seguintes temas: Assistência Social e a Escuta Especializada (Lei 13.431/2017); Respeito à diversidade no SUAS; Cumprimento do artigo 30 do LOAS: O processo de planejamento para elaboração e atualização do plano de assistência social; Gestão Orçamentária e Financeira; Trabalho Social com Famílias; Benefícios eventuais e seguranças sociais; BPC: conquista civilizatória das pessoas com deficiência e idosas ; Sistemas de Informação do SUAS: instrumentos para qualificação da gestão, dos serviços e benefícios, entre outros

SERVIÇO

O que? 21º Encontro Regional Nordeste CONGEMAS

Quando? Segunda-feira (29)

Horário? 9h30

Local? Centro de Convenções Multicenter SEBRAE - Altura do n° 50, Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n - Alto do Calhau

Sugestões de sonoras: Prefeito Edivaldo; presidente do CONGEMAS e secretária da Semcas, Andreia Launde; pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Luciana Jaccoude e participantes.