agencia

Pautas

10/07/2019 às 19:00

Sarau Histórico acontece nesta quarta-feira dentro da programação da Prefeitura do Férias Culturais

Da Redação
Agência São Luís
A-A+ Tamanho da Letra
Local:
Praça Deodoro
Horário:
10/07/2019 às 19:00h
Endereço:
Centro
Contatos:
SECOM | Prefeitura de São Luís
Email: imprensaprefeituraslz@gmail.com
(98) 3212-8042 // (98) 98189-0404

A história das praças Deodoro e Panteon, que tanto representam para a vida social e econômica da população ludovicense e ainda um tributo às 18 personalidades que influenciaram a literatura e a cultura maranhense e que estão imortalizadas no espaço são o enredo do Sarau Histórico que a Prefeitura de São Luís realiza nesta quarta-feira (10), a partir das 19h. O evento integra a programação do Férias Culturais uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior que integra as ações de revitalização e reocupação do Centro Histórico de São Luís, será realizado no Complexo Deodoro, espaço que foi amplamente requalificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís.

A realização do Sarau Histórico no Complexo Deodoro pretende ressaltar ainda mais a beleza e a importância histórica dos espaços resgatados após as obras de revitalização. A reforma e melhorias feitas são consideradas um dos maiores investimentos na área do Centro de São Luís nos últimos 30 anos. A entrega do Complexo Deodoro aconteceu no dia 22 de dezembro de 2018.

O Sarau Histórico do Complexo Deodoro terá como tema o "Panteon Maranhense" e prestará uma homenagem ilustres nomes da história representados pelos bustos que fazem parte da Praça do Panteon e que contribuíram com a literatura e cultura do Estado.

Os pedestais com os bustos formam uma verdadeira galeria a céu aberto no Centro da cidade. Os torsos homenageiam o escritor Josué Montello; o poeta modernista, Bandeira Tribuzi; a primeira mulher negra romancista do Brasil, Maria Firmina dos Reis; o teatrólogo e jornalista, Arthur Azevedo; o literário Gomes de Sousa; o escritor do Parnasianismo no Brasil Raimundo Correia; o cronista e ensaísta Nascimento de Morais.

Também estão na praça, os bustos do folclorista e romancista Coelho Neto; do político e escritor Humberto de Campos; entre outras personalidades que deixaram alguma herança cultural e política à população de São Luís, como Clodoaldo Cardoso, Henriques Leal, Urbano Santos, Dunshee de Abranches, Gomes de Sousa, Arnaldo de Jesus Ferreira, Ribamar Bogéa, Raimundo Teixeira, Raimundo Corrêa de Araújo e Silva Maia.

O Sarau Histórico reúne literatura, teatro, música e história e, nas últimas edições, atraiu centenas de moradores e turistas ao Centro Histórico. No ato, atores caracterizados com roupas de época evocam o passado áureo da cidade, transmitindo uma sensação de nostalgia ao mesmo tempo de aprendizagem da história local.

SERVIÇO

SARAU HISTÓRICO

Quando? Quarta-feira (10)

Horário? 19h

Local? Praça Deodoro - Centro 

Sugestão de sonora: Secretária da Setur, Socorro Araújo