agencia

Pautas

07/10/2013 às 09:00

1º Encontro Maranhense de Gestores Municipais de Meio Ambiente

Da Redação
Agência São Luís
A-A+ Tamanho da Letra
Local:
Hotel Luzeiros (Ponta d’Areia)
Horário:
07/10/2013 às 09:00h
Endereço:
Rua João Pereira Damasceno, 02; Ponta do Farol - Ponta D'areia - São Luís , MA
Contatos:
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Karine Baldez

Fone: (98) 8802-7794

Email: kakauaraujobaldez@yahoo.com.br

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), realiza nesta segunda-feira (7) o 1º Encontro Maranhense de Gestores Municipais de Meio Ambiente, no Hotel Luzeiros (Ponta d'Areia), a partir das 9h. A reunião tem como objetivo discutir parcerias e formar uma rede dos órgãos municipais de meio ambiente no estado. O evento também será o primeiro encontro para discutir a instalação da seccional estadual da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Maia, a iniciativa de promover o Encontro surgiu a partir da recente filiação do município de São Luís à Anamma. "Após a filiação, assumimos a responsabilidade de instalar a primeira seccional da entidade no estado, que alinhará todos os municípios ao órgão nacional. Dessa forma, fortaleceremos a defesa dos interesses das gestões ambientais no âmbito municipal", explicou o secretário.

Ele falou ainda da relevância da filiação dos municípios maranhenses à Anamma. "A entidade colocará os municípios como protagonistas do processo de criação das políticas ambientais, pois são nas cidades que os impactos da degradação do meio ambiente são fortemente sentidos. A partir da articulação dos gestores com a entidade, as demandas de âmbito municipal serão levadas para escala nacional. Além disso, a Anamma é instrumento de capacitação e de prospecção de oportunidades, buscando atender as necessidades ambientais específicas de cada localidade", disse.

O evento reunirá cerca de 40 gestores municipais de meio ambiente do Maranhão, entre eles os da região metropolitana de São Luís e das maiores cidades do interior do estado, como Imperatriz. Para apresentar a Anamma aos participantes da reunião, o presidente nacional da Associação, Pedro Wilson Guimarães, estará presente no encontro.

ANAMMA

A Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) foi criada há 25 anos, em Curitiba. A entidade foi criada por representantes municipais para congregar e representar os municípios brasileiros em assuntos relacionados ao meio ambiente, a promover a cooperação e o intercâmbio permanente entre eles. Com assento no Conselho Nacional de Meio Ambiente, o órgão tem tido relevante papel na estruturação e resolução de conflitos interinstitucionais na área ambiental.