agencia

Notícias

Atualizado em 08/07/2015 às 12h00

Prefeitura de São Luís capacita subinspetores da Guarda Municipal para aprimorar grupamento

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís capacita subinspetores da Guarda Municipal para aprimorar grupamentoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), realizou na manhã desta terça-feira (8) a aula inaugural do curso de capacitação para subisnpetores da Guarda Municipal de São Luís e também para profissionais de mais quatro Guardas de municípios parceiros - São José de Ribamar, Timon, Grajaú e Balsas. O ato aconteceu no Auditório Reis Perdigão, no Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.

O curso faz parte do Plano de Capacitação e Formação Continuada dos Servidores da Semusc e tem como objetivo o desenvolvimento das competências, habilidades de gerenciamento e comando, além da padronização de condutas pertinentes à função do subinspetor. A ação integra a política de capacitação do servidor público municipal, conduzida pelo prefeito Edivaldo. 

Presente à aula inicial, o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, destacou a importância da ação para a qualidade do atendimento prestado pelos guardas municipais. Segundo ele, os subinspetores são guardas que exercem atividades específicas com atribuições de controle, organização, liderança e fiscalização de atividades, que requerem um processo de capacitação diferenciada para que exerçam bem suas atividades.

"Com a realização desse primeiro curso, a ideia é que sirva de modelo para que outros processos de promoção sejam realizados de forma que novos subinspetores possam também se beneficiar dessa qualificação e contribuam como agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos na capacitação", disse o secretário Breno Galdino.

O curso vai acontecer durante seis meses a cada 15 dias, durante três dias na semana. Terá carga horária de 280 horas/aula, dividida em dois módulos: teórico e prático.

Segundo o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Ivonaldo Mota Silva, a ação vem somar às demais já realizadas na Guarda Municipal visando ao aprimoramento dos servidores e à melhoria do atendimento na área. "Nos últimos meses, a Guarda Municipal de São Luís passou por grandes mudanças, tanto na infraestrutura da corporação como no setor humano, qualificando sempre seu pessoal, aprimorando suas forças de ação e melhorando a cada dia mais o atendimento à população", disse o comandante Mota.

Para o subinspetor da Guarda Municipal de São Luís, Ivaldo de Ribamar Fonseca, que integrará a primeira turma da capacitação, o curso vai fortalecer ainda mais patente. "Sem dúvida é uma qualificação muito importante para o aprimoramento das forças de segurança pública municipal.E nós, como agentes de segurança, precisamos estar fortalecidos para atuar bem à frente da tropa", disse ele.

Participaram ainda da cerimônia os secretários municipais Geraldo Castro (Educação), Tati Lima (Informação e Tecnologia), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social), o presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município, Raimundo Penha, entre outras autoridades.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem