agencia

Notícias

Atualizado em 10/07/2015 às 11h43

Prefeitura intensifica obras do Programa Bacia do Bacanga no Coroadinho

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura entrega primeira etapa de obras do Programa Bacia do Bacanga até outubroA Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Projetos Especiais (Sempe), desenvolve o Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga. Em fase de conclusão, obras no bairro do Coroadinho, com entrega prevista para outubro deste ano, ampliam a infraestrutura e levam mais sustentabilidade à região.

"As obras da Bacia do Bacanga criam espaços públicos, áreas de lazer e de vivência, e, mais que isso, são desenvolvidas dentro de padrões de sustentabilidade, com a preocupação de viabilizar saneamento adequado, gerando um ambiente de mais qualidade para os moradores da área", disse o prefeito Edivaldo.

Três importantes obras estão ocorrendo na área do polo Coroadinho, evolvendo também os bairros do Salinas do Sacavém e Vila Natal. "A Prefeitura vem atuando em ritmo acelerado, a pedido do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, para concluir obras relevantes, que irão proporcionar a melhoria na vida das pessoas e elevar os indicadores sociais nas áreas beneficiadas", afirmou Gustavo Marques, secretário da Sempe.

Entre as obras está a ampliação e recuperação do Canal do Rio das Bicas, que, aliada a outras obras de microdrenagem, irá resolver os problemas de alagamento que são frequentes nos períodos de chuva. "O canal contempla aproximadamente 2 km de extensão, com galerias de concreto armado, com trechos abertos e fechados" explicou o especialista em água e saneamento da Sempe, Roberto Sousa.

Paralelo a obra do canal, a Prefeitura já está realizando a urbanização da área do entorno, que contempla a construção de oito praças, que terão academia aberta, playground, quadra poliesportiva, jogos de mesa e infantis, pista de skate, além de outras intervenções de melhoria, que propiciem maior qualidade de vida aos moradores da região. "A área é carente de espaços públicos urbanizados, o que torna esses espaços de lazer e esporte itens importantes para a região", disse Thaís Mendes, especialista em Planejamento Urbano da Sempe. As praças terão espaços voltados para todas as idades, atendendo a diversos segmentos.

Um método inovador utilizado pela Prefeitura nesta obra é a pavimentação das praças e vias de entorno, com blocos de concreto intertravado, que mantém o solo mais permeável e ajuda no conforto térmico, agregado a soluções de arborização, tornando os espaços mais sustentáveis.

Além do canal e da urbanização do seu entorno, outra obra que está em andamento é a construção de 33 unidades habitacionais para famílias que precisavam ser reassentadas. "Os moradores que viviam em áreas que passaram por intervenções com a obra do canal receberão novas casas, próximas as suas antigas residências, podendo assim manter os vínculos sociais já estabelecidos", disse a especialista socioambiental da secretaria, Eloina Reis.

 

DESCRIÇÃO DAS PRAÇAS - PARQUE DO RIO DAS BICAS

NOME

ÁREA/m2

DESCRIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

PRAÇA PORTAL DO SACAVÉM

1.600,00

Academia e Playground

PRAÇA DA SALINA

1.863,00

Playground, Meia-quadra, Jogos infantis e Academia Aberta

PRAÇA DA VITÓRIA

715,06

Calçadão, Caramanchões, Jogos de mesa e Jogos infantis

PRAÇA DA UNIÃO

500,83

Academia e Playground

PRAÇA DOS ESPORTES

2.133,00

Quadra poliesportiva e Quiosque

PRAÇA DO SKATE

1.165,48

Pista de Skate

PRAÇA VILA NATAL

752,87

Playground e Jogos de mesa

PRAÇA DA CRIANÇA

457,31

Playground e Academia

TOTAL

8.747,55

 

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem