agencia

Notícias

Atualizado em 10/07/2015 às 16h53

Prefeitura realiza ações do programa “Crack, é possível vencer!” nos bairros Renascença e Centro

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura realiza ações do programa “Crack, é possível vencer!” nos bairros Renascença e CentroA Prefeitura de São Luís amplia ações do programa "Crack, é possível vencer!", com execução programada para o Centro Histórico e o João Paulo, para outros bairros da capital, garantindo maior abrangência do programa. Na última quinta-feira (9), as secretarias Municipais de Segurança com Cidadania (Semusc), Cirança e Assistência Social (Semcas) e Saúde (Semus) realizaram ação conjunta do programa na Avenida Colares Moreira, em frente às agências dos Correios, no bairro Renascença. O programa foi lançado em São Luís pelo prefeito Edivaldo em maio deste ano. 

A ação percorreu pontos específicos traçados previamente pelas secretarias e se deu por meio de abordagem social, com encaminhamento dos interessados em tratamento para os serviços da rede de saúde ou socioassistencial, teste rápido para diagnosticar tuberculose, entre outros atendimentos. Pela manhã, a abordagem foi desenvolvida na área da Fonte das Pedras, no Centro, contemplando um grupo de usuários de drogas, inclusive com encaminhamento de acordo com as necessidades de cada um deles. 

O titular da Semusc, Breno Galdino, disse que a ampliação do trabalho está sendo possível graças a parceria entre as secretarias municipais. "A parceria nos possibilitou estender a ação para outras áreas, principalmente nas de semáforos, onde há um grande número de adolescentes, crianças e adultos, boa parte deles usuários de algum tipo de droga ilícita", disse o secretário. Ele destacou ainda que prefeito Edivaldo determinou que o trabalho fosse ao alcance desses jovens e adultos que precisam do atendimento humanizado, com equipes preparadas.

O coordenador de operações da Semusc, inspetor Charles Lima Soares, também destacou que a Prefeitura de São Luís vem desenvolvendo um intenso trabalho na área do Projeto Reviver, no Centro Histórico, proporcionando mais segurança para a população.

PROGRAMA
O "Crack, é possível vencer!" é um programa do governo federal em parceria com as prefeituras e unidades federativas brasileiras. A coordenadora da Abordagem Social de Rua da Semcas, Marta Andrade, destacou que a ação tem como público-alvo adolescentes e adultos que ficam nas rotatórias de ruas e avenidas de São Luís, fazendo uso de álcool e drogas ilícitas.

"As secretarias envolvidas na ação trabalham na identificação das necessidades mais urgentes de cada cidadão que está na rua, inclusive fornecendo documentação. Temos dois Centros Pop, um na Praça Maria Aragão (Centro) e outro no Bairro do Anil. Nestes Centros, os meninos e adolescentes podem participar, o dia todo, de atividades socioeducativas e interativas, incluindo alimentação. Sem esquecer o espaço de acolhimento", observou Marta Andrade. O programa tem beneficiado muitos adolescentes, inclusive com a garantia de seus direitos sociais, com a emissão de carteira de identidade, CPF, título de eleitor.

"A questão do uso abusivo de drogas é uma doença e, como tal, o dependente deve ser tratado como doente. E isto a Secretaria de Saúde, através do Consultório na Rua e dos CAPs tem feito. Após esse trabalho, entra o campo social para verificar essas necessidades, conjuntamente, para se ter um diagnóstico completo dessa conta social", destaca a coordenadora.

Nielma Carramilo, do "Consultório na Rua", destaca que o programa é voltado prioritariamente para pessoas em situação de rua. "Nós levamos a saúde até elas. Nas ações, chegamos com o carro e toda a equipe multidisciplinar", conta.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem