agencia

Notícias

Atualizado em 06/08/2015 às 19h47

Prefeitura apresenta equipamentos e serviços de segurança durante Exposeg

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura apresenta equipamentos e serviços de segurança durante ExposegA Prefeitura de São Luís foi destaque durante a 4ª Edição da Exposição da Segurança Pública do Maranhão (Exposeg-MA). A exposição, encerrada na quarta-feira (5), reuniu várias corporações da segurança pública apresentaram projetos e inovações por meio de equipamentos e serviços. No stand da Guarda Municipal, os guardas municipais expuseram, além dos equipamentos usados no campo de trabalho, os resultados obtidos desde o início do programa "Crack, é possível vencer!" no Centro Histórico de São Luís.

O evento divulgou o trabalho das corporações e mostrou a união das forças. "Aqui, estas forças mostram que juntas podem fazer trabalhos de segurança voltados para seu principal objetivo – que é dar proteção, segurança, suporte, apoio à sociedade maranhense", ressaltou Breno Galdino, secretário municipal da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc).

Durante a exposição, os equipamentos individuais, armamentos letais e não letais foram destaques. Armas de fogo como pistola 380 PT 58, e ainda o calibre 38. Além dos modelos americanos de armas não letais chamadas de "taser", que servem para imobilização do alvo do disparo, forçando a contração dos músculos e imobilizando o corpo e ainda as "sparks", arma de choque brasileira.

Outros equipamentos foram apresentados durante a exposição como o bastão tático, sprays de pimenta de gel e de espuma usadas em situações de brigas generalizadas, coletes e materiais de imobilização, como algemas e cassetetes que são usados pelos guardas municipais durante operação ostensivas na cidade, divulgando junto à sociedade o trabalho exercido pela Guarda Municipal de São Luís.

O comandante da Guarda Municipal de São Luís, Ivonaldo Mota, destacou a participação da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania no evento. "Participar da ExposegMA 2015 é uma oportunidade da Semusc divulgar seu trabalho junto à comunidade, seja através da Defesa Civil Municipal ou do Corpo de Salva-Vidas, para um merecido reconhecimento, e também ampliar ainda mais o campo de atuação da Guarda", finalizou.

RONDA OSTENSIVA E CANIL (ROCAN)
O projeto Ronda Ostensiva e Canil (Rocan), que visa o uso de seis cães farejadores adestrados da raça Pastor Belga de Malinois, para busca armas e entorpecentes em pontos estratégicos da cidade também chamou a atenção dos participantes da exposição.

Esta modalidade de ronda vai colaborar com o trabalho que a Guarda Municipal já desenvolve em São Luís, como o programa "Crack, é possível vencer!", do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), que atua no Parque do Bom Menino, diminuindo os índices de violência no local. A ronda ostensiva do Rocan também acontecerá em todos os terminais de integração de São Luís.

O projeto ainda está em fase de conclusão e tem início previsto para o mês de setembro deste ano. Outros pontos da cidade também receberão o patrulhamento preventivo, através do Rocan, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, o projeto será levado para a entrada de São Luís, visando à diminuição da entrada de entorpecentes na capital.

O Rocan foi pensado pelo guarda municipal Davi Morais e logo aprovado pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). "O Rocan vai ser um trabalho diferenciado da Guarda Municipal e os resultados serão satisfatórios. Com o cão policial, as operações vão contar com um complemento a mais, já que apenas um cão deste equivale a 8 ou 10 homens", destacou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem