agencia

Notícias

Atualizado em 01/09/2015 às 18h35

Prefeitura realiza triagem para avaliar desempenho de aposentados e idosos no “Viver Mais”

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura realiza triagem para avaliar desempenho de aposentados e idosos no projeto Viver Mais A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), realizou, nesta terça-feira (1º), a triagem de avaliação física e enfermagem para os aposentados e idosos das comunidades circunvizinhas que participam das atividades do projeto "Viver Mais", no Centro de Convivência, no Olho d' Água. Os participantes receberam kits com camisa, boné e sacola.

De acordo com a coordenação do "Viver Mais", a triagem tem como objetivo avaliar o desempenho dos idosos que já estão no projeto, além das condições e necessidades dos que estão ingressando nas atividades. Durante toda a manhã, uma equipe de profissionais – de Enfermagem e de Educação Física – realizaram serviços de verificação de pressão arterial, glicose, peso, medidas e massa corpórea.

O resultado dessa triagem, que é realizada a cada três meses, servirá de base para que os profissionais de Educação Física, que trabalham nas atividades do "Viver Mais", acompanhem o desenvolvimento de cada idoso. Além dessa avaliação, os beneficiários do projeto têm que apresentar atestado médico, autorizando a prática esportiva.

Durante a triagem, a coordenação do projeto ofereceu um café da manhã. Os idosos e aposentados podem optar por atividades como hidroginástica, aeróbica, zumba, natação, danças e ritmos, passeios, encontros e festas temáticas.

O presidente do Ipam, Raimundo Penha, disse que o projeto não proporciona apenas atividade física, mas também convivência, relacionamento, momentos de lazer e entretenimento. "Nossos profissionais estão analisando todo o desempenho de cada participante do 'Viver Mais', visando à melhoria da qualidade de vida", afirmou.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Marlon Botão, também acompanhou as atividades do projeto "Viver Mais, no Centro de Convivência. Segundo ele, a inciativa é muito importante e positiva para a melhoria da qualidade de vida de seu público alvo.

VIVER MAIS
O projeto tem como finalidade garantir a melhoria da qualidade de vida de aposentados, pensionistas, servidores municipais e seus dependentes na capital maranhense. É também aberto à comunidade idosa da área de abrangência do Centro de Convivência, localizado na Rua São Bernardo, nº 115, Olho d'Água.

Para garantir maior eficiência do projeto, os resultados obtidos através das atividades desenvolvidas são avaliados com a participação da equipe técnica, público-alvo e parceiros. As análises permitem identificar possíveis pontos de limitação e solucioná-los, bem como manter os avanços obtidos.

O "Viver Mais" é desenvolvido através do Ipam e conta com a parceria das secretarias municipais de Desportos e Lazer (Semdel), Administração (Semad), Criança e Assistência Social (Semcas), Segurança com Cidadania (Semusc), entre outros órgãos.

As atividades do projeto "Viver Mais" foram expandidas para atender também os servidores municipais ativos e seus dependentes. Os beneficiários têm como opções de atividades escolinha de natação, vôlei, futebol e futsal (para filhos de servidores), hidroginástica, treinamento funcional, aulas de zumba e dança de salão para servidores, jogos de salão e recreação aos finais de semana.

Segundo o presidente do Ipam, Raimundo Penha, o projeto é parte da política de valorização do servidor municipal, desenvolvida pelo prefeito Edivaldo. "A ampliação das atividades do 'Viver Mais' otimizará o funcionamento do Centro de Convivência e será uma excelente opção de esporte, lazer e cultura para os servidores públicos e seus dependentes e com um detalhe: sem qualquer tipo de cobrança de taxa", frisou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem