agencia

Notícias

Atualizado em 24/09/2015 às 18h48

Prefeitura implanta espaços de leitura comunitários pelo programa Todos por São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura implanta espaços de leitura comunitários pelo Programa Todos por São LuísEm apenas cinco meses, a Prefeitura de São Luís instalou doze Espaços de Leitura, em bairros da capital. A implantação dos espaços integra as ações do programa "Todos por São Luís" e tem como objetivo estimular o hábito da leitura entre crianças e jovens. Nesta quinta-feira (24), a primeira-dama, Camila Holanda, coordenadora do programa, esteve na Vila São Luís - região da Vila Nova - para inaugurar um novo espaço. Na última semana, o bairro beneficiado foi o da Ilhinha.

"O Todos por São Luís deixa essa marca por onde passa. Os Espaços de Leitura cultivam na infância, incentivam a leitura, para que colhamos jovens e adultos conscientes e cidadãos melhores. Além disso, as crianças se divertem muito: brincam e aprendem ao mesmo tempo", disse Camila Holanda.

Cerca de 70 crianças assistidas pela Creche Escola Renascer, onde o espaço foi instalado nesta quinta-feira, ficaram felizes com a novidade. "A gente vem para cá e se diverte com os colegas lendo as historinhas", disse Ítalo Carvalho Soeiro, de 7 anos, que estava acompanhado dos dois irmãos Ian Felipe Soeiro e Hiago Felipe Soeiro, de 2 e 5 anos, respectivamente, e que também passam o dia na creche.

Vitória Ferreira Soeiro, mãe das três crianças, contou que agora esse é um dos lugares da creche que os filhos mais gostam de ficar. "Quando eles chegam querem ir direto para o espaço e quando chegam em casa estão cheios de histórias", revelou. "Essa é uma ação importante principalmente para crianças de famílias carentes que têm o dinheiro curto e não sobra para esses gastos", completou Vitória.

O coordenador pedagógico da creche, Francisco Henrique Ferreira dos Reis, destacou que o espaço é importante para as crianças vivenciarem a prática da leitura. "Com a leitura, as crianças despertam a criatividade, a imaginação e adquirem cultura", disse.

A primeira-dama Camila Holanda, explicou que a instalação dos espaços atende a solicitação da comunidade em reuniões do programa, promovidas pela Prefeitura, com o intuito de levar para o bairro aquilo que a comunidade necessita. O programa "Todos por São Luís é organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e foi criado com o objetivo de levar ações de saúde, educação, esporte, lazer e cidadania às comunidades contempladas.

ACERVO

No acervo dos Espaços de Leitura constam coletâneas de literatura infantil, infanto-juvenil, literatura universal, gibis, livros paradidáticos, entre outros estilos, totalizando cerca de 450 exemplares. No bairro da Ilhinha, o espaço foi instalado na Escola Caminho do Saber.

Os livros são resultado de doações feitas pela população em geral, escolas particulares, pela Livraria Leitura do Shopping São Luís e pelo grupo Amigos da Cidade, formado por servidores de várias secretarias municipais que realizaram gincana onde foram arrecadados diversos títulos e doados para abertura de novos espaços de leitura.

Os espaços funcionam de forma permanente nos bairros com a supervisão da Biblioteca Pública Municipal José Sarney, que é ligada a Fundação Municipal de Cultura (Func). Para Denise Albuquerque, que integra a equipe do programa, os espaços, além de ajudarem na formação de leitores, se configuram também em um locais de lazer e diversão para crianças e jovens do bairro. Graça Moura, que também compõe a equipe do programa adiantou que outros bairros serão beneficiados com a ação. "Temos planejadas novas inaugurações, o que vai beneficiar um número ainda maior de crianças e jovens", contou.

Entre os bairros beneficiados com os Espaços de Leitura estão Divineia, Quebra Pote, Vila Embratel, Vila Vicente Fialho, Vila Palmeira, Sacavém, Bairro de Fátima e Anjo da Guarda. Cada espaço tem um acervo de, em média, 400 títulos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem