agencia

Notícias

Atualizado em 02/10/2015 às 16h27

Prefeitura realiza de mesa de diálogo com moradores do Coquilho pelo Todos por São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo participa de mesa de diálogo com moradores do Coquilho pelo Todos por São LuísA comunidade do Coquilho, localizada na zona rural da capital maranhense, recebeu na noite desta quinta-feira (1º) a mesa de diálogo, mais uma ação promovida pelo programa "Todos por São Luís". O encontro é uma oportunidade para apresentação dos avanços promovidos pela gestão e das demandas locais ao prefeito Edivaldo e ao secretariado municipal.

"Estamos em mais um diálogo com a comunidade, um momento que acontece no 'Todos por São Luís' e, durante toda semana, nós temos a oportunidade de trazer a Prefeitura para dentro do bairro, com oficinas de capacitação e, agora, reunimos as lideranças para conversar sobre os problemas do bairro e apresentar os encaminhamentos necessários. No sábado, encerraremos com uma grande ação social, envolvendo a Prefeitura e seus parceiros, como governo do Estado, Fiema e Sebrae", explicou o prefeito Edivaldo.

Durante a mesa de diálogo, é comum que cada liderança comunitária dos bairros adjacentes apresente as necessidades especificas de cada região, mas nesta edição, as lideranças dos bairros Coquilho 1 e 2, Mato Grosso, Tajipuru, Cajupari, Cajupe, Vila Maranhão, Nova Vida, apresentaram um documento unificado.

Os moradores solicitaram ao prefeito Edivaldo a reforma da unidade escolar do Mato Grosso e a regularização dos horários do transporte coletivo, entre outros. Na ocasião, o prefeito encaminhou cada demanda para a secretaria municipal específica.

COMUNIDADE

Para João Batista, líder da comunidade Mato Grosso, a roda de conversa foi um marco para a região, que nunca havia sido visitada por um prefeito disposto a ouvir os problemas dos moradores. "Foi muito bom ver o prefeito vindo até a nossa comunidade e expor nossos problemas para ele”, disse o morador, que mantém a esperança no atendimento das necessidades da comunidade. “Foi muito bonito esse canal de diálogo criado aqui. Espero que as secretarias coloquem nossas demandas para frente", acrescentou João Batista.

"Foi uma conversa proveitosa. Não queremos mais viver na zona rural esquecida. Moramos aqui, recebemos o benefício do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para nossos agricultores, moramos aqui, aqui é nossa casa e não queremos mudar", comentou a líder comunitária do Coquilho, Darcy Velozo.

TODOS POR SÃO LUÍS

A edição do "Todos por São Luís" no bairro do Coquilho é a finalização do trabalho que foi realizado durante o mês de julho. Na ocasião, os moradores participaram das oficinas, formações e demais ações que o programa oferece durante para o bairro e adjacências.

A Prefeitura de São Luís iniciou as obras de drenagem da via que dá acesso à região do Coquilho. A comunidade também recebeu os serviços de readequação da iluminação, serviço de varrição, coleta, roçagem, capina e pintura de meio-fio.

DIA D

Neste sábado (3), a comunidade vai participar do lançamento da campanha “Outubro Rosa”. “Vamos ter uma ação de saúde montada especialmente para as mulheres, com o carro mamógrafo, do governo do Estado, com exames preventivos de saúde da mulher, consultas médicas, serviços de orientação para programas do governo federal como Bolsa Família e 'Minha Casa, Minha Vida', além dos serviços que as diversas secretarias vão oferecer a essa população", contou Arivaldo Martins, coordenador executivo do programa "Todos por São Luís".

 Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem