agencia

Notícias

Atualizado em 09/10/2015 às 18h00

Prefeitura promove "Todos por São Luís" com programação especial voltada para crianças

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura promove Todos por São Luís com programação especial voltada para criançasA Prefeitura de São Luís antecipou a programação em comemoração ao Dia da Criança com uma grande ação do "Todos por São Luís" realizada nesta sexta-feira (9) no Parque do Bom Menino, que reuniu cerca de cinco mil crianças. Para o local foram levadas brincadeiras, apresentações culturais, contação de histórias, oficinas, atividades esportivas e ações na área de saúde com atendimento pediátrico, orientação nutricional e aplicação de flúor.

"O programa Todos por São Luís prioriza as crianças em todas suas edições, mas nessa, em especial, em virtude do dia 12 de outubro, Dia das Crianças, fizemos uma programação específica voltada para elas", disse a primeira-dama, Camila Holanda, que é coordenadora do programa. Ela explicou que as comemorações pela data foram antecipadas para garantir uma participação maior dos estudantes da rede municipal, para que pudessem usufruir do dia especial.

A programação teve início às 8h e se estendeu até as 17h. Para a dona de casa Jessica Pereira, mãe de dois filhos, um de cinco meses e o outro de dois anos, a ação foi uma boa oportunidade para saber como anda a saúde das crianças. "Cheguei cedo e já consultei os meninos e o mais velho está agora aproveitando as brincadeiras", contou.

Os baixinhos que foram ao parque eceberam ainda aplicação de flúor, ações do Programa de Saúde na Escola (PSE), vacinação, shantala – massagem para bebês - e diversas ações de educação e saúde. "Muito boa essa iniciativa da Prefeitura. Aqui as crianças brincam, têm atendimento médico, ganham brinquedo e ainda lanche. Muito bom mesmo", disse Bruna Nathalia de Oliveira que mora no Sá Viana, e estava com a filha de três anos, Marcela Nathalia Oliveira, aproveitando a programação.

Os adultos que levaram a crianças ao parque também foram contemplados com aferição de pressão e glicemia, entre outros. "Enquanto as crianças brincam, estou aproveitando para saber se as taxas estão todas dentro do padrão", disse a aposentada Maria Silva. O aposentado Pedro Matos aproveitou para cortar o cabelo. "Estava pensando em ir ao salão amanhã, mas aqui está melhor, porque ainda vou economizar", falou, satisfeito, o aposentado.

ATIVIDADES LÚDICAS
As atividades lúdicas foram as que mais agradaram a criançada, que também recebeu lanches e brinquedos. Na programação cultural, teatro de bonecos, cinema no parque, oficina de percussão, aulão de aeróbica e apresentações teatrais. A programação contou ainda com oficinas de brinquedos, de confecção de instrumentos musicais, pulseiras, cupcakes e balões, chefs mirins, além de hip-hop, dança de rua e espelho mágico.

Guilherme dos Santos, de 10 anos, cortou o cabelo, brincou, ouviu história e saiu feliz do local. "Foi tudo muito divertido aqui", disse, entusiasmado. Na programação, as crianças ainda receberam informações sobre plantio com palestra sobre preservação do meio ambiente e aula prática de plantio. Na oportunidade, foram plantados exemplares de alfinetes.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, destacou que a programação levou para crianças, adolescentes e adultos várias ações, algumas delas construídas nas escolas, pelas crianças, com a  ajuda de professores, a exemplo de apresentações de teatro e de balé. "Essa é a essência do Todos por São Luís, como dizem o prefeito Edivaldo e a primeira-dama, Camila Holanda: o amor pela cidade, com todos juntos por uma São Luís melhor", destacou o secretário.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem