agencia

Notícias

Atualizado em 20/11/2015 às 17h57

Prefeitura realiza plantio de novas mudas na Via Expressa

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A ação de plantio reforça a importância da arborização na área urbana como ferramenta de sensibilização da população

A Via Expressa ficou mais bonita e mais verde nesta sexta-feira (20), no local, foram plantadas 42 novas mudas de ipês, também conhecido popularmente como Pau D'Arco. A iniciativa integra o conjunto de ações desenvolvidas através do "Programa Todos por São Luís" em parceria com o Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur). O plantio realizado pela equipe do Impur aconteceu em três taludes que integram a Via Expressa, no trecho que liga o Jaracati ao Cohafuma.

De acordo com a primeira-dama, coordenadora do "Todos por São Luís" e madrinha do "São Luís, Cidade Jardim", Camila Braga, a arborização realizada pela Prefeitura tem sido muito importante na revitalização de espaços considerados ociosos na capital. Ela destaca ainda a importância do engajamento da população nessas ações. "Cada vez mais a comunidade tem se sensibilizado e participado das nossas atividades. Ficamos muito felizes, pois sabemos que apenas juntos podemos fazer uma cidade melhor", afirmou.

A ação de plantio reforça a importância da arborização na área urbana como ferramenta de sensibilização da população. "O objetivo da ação é deixar como legado do Programa Todos por São Luís o plantio de árvores nativas, que representam o amor e o cuidado que temos por nossa querida São Luís", afirmou Denise Albuquerque, uma das coordenadoras do programa.

O plantio foi realizado com o apoio da equipe do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), por meio do Programa "São Luís, Cidade Jardim", que é um macroprograma de intervenção paisagística que visa transformar os espaços públicos da capital em locais ajardinados e ambientalmente aprazíveis.

O presidente do Impur, Luís Carlos Borralho, destacou que o macroprograma tem como meta realizar o plantio de um milhão de árvores, até o final da gestão. "O São Luís Cidade Jardim tem realizado o plantio de árvores em praças, canteiros e locais ociosos da cidade, com vistas a desenvolver ações efetivas, que além de embelezar a cidade, contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população", disse.

O plantio foi realizado com o apoio da equipe do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur)

O plantio das mudas contou com o apoio de cerca de 20 alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que integram o grupo intitulado "São Luís Mais Verde". Os universitários decidiram adotar as novas mudas e os responsáveis por cada canteiro se comprometeram a regar e cuidar das novas árvores plantadas.

Segundo Bruno Albuquerque, líder do grupo "São Luís Mais Verde", a iniciativa se deu pela conscientização da importância de pensar o futuro do planeta começando por nossa cidade. "Sabemos que, infelizmente, a nossa capital tem uma cultura muito mais de corte do que de plantio e vendo que o mundo passa por tantas catástrofes ambientais, decidimos aderir à iniciativa do Todos por São Luís e adotar essas mudas, pois acreditamos que algumas atitudes podem até parecer simples, mas se tomadas no dia-a-dia podem reverter esse quadro", relatou.

NOVAS AÇÕES

A equipe do Todos por São Luís já recebeu a doação de mais 100 mudas de ipês-amarelos e 100 mudas de arvores frutíferas (mangueiras), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que serão plantadas em locais estratégicos, a serem definidos pela coordenação do Todos por São Luís.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem