agencia

Notícias

Atualizado em 26/11/2015 às 18h56

Prefeitura de São Luís realiza Blitz Previdenciária

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A atividade está inserida entre as ações do Programa de Valorização do Servidor Público

A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), iniciou, nesta quinta-feira (26), a Blitz Previdenciária, na ação "Preparando para a Aposentadoria" (PPA) do projeto "Ipam em Movimento", na Secretaria Municipal de Administração (Semad). A atividade está dentro do Programa de Valorização do Servidor Público, determinado pelo prefeito Edivaldo, e será realizada em todas as secretarias e órgãos municipais para orientar o funcionário que está entrando na fase de aposentadoria.

Em sua primeira edição, a ação da Blitz foi aberta pelo presidente do Ipam, Raimundo Penha, e pela secretária adjunta de Administração de Pessoas, Fabrícia Ferreira Barros Alves, que representou a secretária municipal de Administração, Mittyz Rodrigues. Eles apresentaram o novo projeto aos servidores que estão ou vão entrar em processo de aposentadoria.

Durante o evento, Raimundo Penha explicou que a Blitz Previdenciária é uma atividade de sensibilização e mobilização, junto aos servidores efetivos, para orientar e agilizar o processo de aposentadorias por meio de entretenimento, palestras, distribuição de informativos, exibição de vídeos e apresentação cultural.

"Estamos preparando o servidor para o processo de aposentadoria, tirando as frequentes dúvidas. Com a autonomia que foi concedida ao Ipam pelo prefeito Edivaldo, os processos ganharam mais agilidade. O trâmite ficou mais prático, diferente do que acontecia na estrutura anterior. Com a modernização, os usuários vão poder consultar os processos em tempo real", disse Raimundo Penha ao destacar a parceria entre o órgão previdenciário e a Semad.

APOSENTADORIA

Na programação, uma equipe de teatro da Fundação Sousândrade apresentou a peça com a temática "Vou me aposentar, e agora?". Orientações importantes sobre o processo de aposentadoria para os servidores foram destacadas de forma lúdica no espetáculo.

Uma equipe técnica do Ipam ficou à disposição dos servidores para tirar dúvidas, passar esclarecimentos, informações sobre projetos e benefícios, simulações de proventos, etc. O assessor técnico, Marcelo Ramalho, também apresentou, durante o evento, uma série de ações e projetos do órgão, voltados para esse público.

O encerramento do evento foi feito pela superintendente de Previdência do Ipam, Mônica Hingrid. Segundo ela, a programação dos eventos da Blitz Previdenciária abordará sempre temas como organização do orçamento pessoal, tipos de aposentadoria, envelhecimento saudável, entre outros, dentro de uma visão cotidiana com exemplos práticos.

A ação da Blitz tem foco nos servidores efetivos de um modo geral, que estão em fase de compulsória; que já possuem idade e tempo de contribuição; e que estão a dois anos de aposentarem-se.

BLITZ
As datas da Blitz Previdenciária serão definidas por agendamento com as diversas secretarias e órgãos municipais. Deverão ser realizadas 24 edições, alcançando cerca de 1.200 servidores em fase de preparação para a aposentadoria.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem