agencia

Notícias

Atualizado em 08/12/2015 às 14h43

Prefeitura promove 3ª consulta para construção do Plano de Resíduos Sólidos no Centro

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) promove nesta quinta-feira (10), a terceira consulta pública para elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos de São Luís. Esta etapa será realizada às 17h, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), localizada na Rua da Estrela, Centro Histórico da capital.

De acordo com o secretário da Semmam, Marco Aurélio Diniz, as consultas públicas garantem a participação efetiva da população na construção do plano. "Ao final das consultas, que servem para identificar os resíduos da localidade e ouvir a população, será realizado o diagnóstico, etapa fundamental para a elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos", explica o secretário.

O objetivo da consulta é contar com a participação de moradores, gestores locais, lideranças comunitárias da região para construir juntos as bases do Plano de Gestão de Resíduos da capital. O plano contempla além do projeto para educação ambiental, a capacitação de pessoas para geração de emprego e renda, coleta seletiva, central de tratamento para resíduos da construção civil, reciclagem e compostagem.

CIDADE OPERÁRIA

A última consulta pública foi realizada no bairro da Cidade Operária, no inicio de novembro. A inciativa da Semmam é inédita e incentiva a participação popular na elaboração do Plano. A comunidade da Cidade Operária participou de oficinas de reciclagem e de educação ambiental. Durante a consulta pública, a equipe da Semmam ouviu sugestões e principais demandas da comunidade. Estiveram presentes representantes de moradores, diretores de escolas e lideranças comunitárias da região.