agencia

Notícias

Atualizado em 12/12/2015 às 12h27

Prefeitura realiza 20ª edição do programa Todos por São Luís na Cidade Operária

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura realiza 20ª edição do programa Todos por São Luís na Cidade OperáriaA população da Cidade Operária foi contemplada, neste fim de semana, com mais uma edição do programa "Todos por São Luís", que chegou a 20ª edição. A ação, que teve grande adesão da população, foi realizada no pátio da Escola São José Operário, onde ficam as instalações do Centro Dia de Referência Para Pessoas com Deficiência de São Luís. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Nesta edição, o programa teve como foco a Campanha de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, com distribuição de material informativo sobre formas de prevenção e controle do inseto.

O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, que é coordenadora geral do programa, e de seus auxiliares, realizou visita aos estandes, onde foram disponibilizados os serviços, além de apresentações culturais, exposições artesanais, feira do produtor, entre outras ações.

"Chegamos a mais uma edição desse programa de grande alcance social e que deu muito certo. É sempre um dia muito especial e de festa da cidadania, que nos oportuniza levar às comunidades serviços essenciais. A ação também nos permite aproximar mais da população, conversar com as pessoas, ouvir seus anseios em relação à administração municipal, para que, dessa forma, possamos direcionar nosso trabalho e atender melhor as demandas da comunidade", disse Edivaldo.

Antes da culminância das ações do programa "Todos por São Luís", o bairro da Cidade Operária recebeu os serviços de asfaltamento pelo programa "Mais Asfalto", varrição, capina, roçagem, reparação de meios-fios e sarjetas. Foram ofertados à população serviços na área de saúde como emissão do castão do SUS, consultas médicas, dermatológica, oftalmológica, ginecológica, exames preventivos, saúde bucal, orientação nutricional e psicológica, aferição de pressão, teste rápido de HIV e aconselhamento, distribuição de preservativos, cartão do SUS e farmácia básica.

Tendas também foram montadas no Pátio da Escola São José Operário, onde aconteceram diversas atividades, dentre elas, exposição de artesanato, Feira do Produtor e Flores Tropicais, Salão Kids, Embelezamento com limpeza de pele e maquiagem, ações educativas como Leitura, desenho livre, contagem de história através do Carro Biblioteca, informações dos serviços de CRAS e CREAS; orientações dos Programas Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Cadúnico. No pátio da escola também será realizado o torneio "Brincando nos Bairros", durante todo o dia.

A dona de casa Edna Ribeiro, 53, moradora da Cidade Operária, disse que considera muito oportunas as ações do programa. "Gosto muito de participar porque oferta serviços que muitas vezes temos dificuldades de realizar no dia-a-dia".

A autônoma Madalena Alvares, 50, relata que já conseguiu usufruir de diversos serviços ofertados pela ação, quando realizados em outros bairros adjacentes ao seu. "Hoje eu vim especificamente para fazer uma consulta de vista", disse Madalena.

Acompanharam o prefeito na ação, os secretários municipais Batista Matos (Comunicação), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar) e Cursino Moreira (Planejamento), além do secretário adjunto de Pesca do Estado, Luís e Mores; e os vereadores Ivaldo Rodrigues e Pedro Lucas.

RODA DE CONVERSA

Com parte da programação do "Todos por São Luís", o prefeito Edivaldo participou na noite desta sexta-feira (11), da roda de conversa com a comunidade, no Ginásio Esportivo da Escola São José Operário. A iniciativa objetiva cada vez mais estreitar o relacionamento da Prefeitura com a população, um dos principais objetivos do programa. Na ocasião, líderes da Cidade Operária e comunidades circunvizinhas tiveram oportunidade de apresentar a pauta de reivindicações ao prefeito, esclarecendo pontos prioritários. Na ocasião o prefeito recebeu ainda, uma placa dos conselheiros tutelares do entorno em reconhecimento ao trabalho de fortalecimento das políticas públicas para a Infância e Juventude desenvolvidos na região.

Em rápido balanço do ano de 2015, o prefeito Edivaldo apontou avanços setoriais, contornando problemas da escassez de recursos crescente com planejamento estratégico iniciado ainda no primeiro ano da gestão. Cita exemplos como a reforma quase integral das unidades de saúde do município, de prédios da rede escolar, pavimentação de ruas em extensão inédita, investindo na infraestrutura da cidade, melhoria gradual do sistema de transporte, incluindo o compromisso do bilhete único que passa a funcionar a partir desta segunda (14), dentre outros.

"O problema econômico que o país atravessa reflete no dia a dia das administrações municipais. Ainda há grandes dificuldades a serem vencidas. Tenho dito que plantamos a boa semente e estamos colhendo os bons frutos. Apesar dos muitos problemas estamos avançando. O importante encarar de frente os problemas" pontuou Edivaldo.

Estiveram presente na Mesa de Diálogo os secretários Gustavo Marques, Sempe; Fátima Ribeiro (Semsa); Helena Duailibe (Semus), Andréia Lauande (Semus), Olímpio Araújo (Semop), Aquiles Andrade (Fundação Municipal do Patrimônio HIstórico, Fumph), Antônio Araújo (Semosp) e Lula Fylho (Semgov).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem