agencia

Notícias

Atualizado em 13/01/2016 às 14h01

Pesquisadores da Prefeitura têm artigos selecionados pelo Anipes e Pnud

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Pelo segundo ano seguinte, o Grupo de Informação e Inteligência Econômica, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), teve seu artigo publicado no Boletim de Estatísticas Públicas - BEP 11/10, da Associação Nacional dos Institutos de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes), em dezembro de 2015. A Anipes, na qual a Seplan é associada, reúne órgãos de pesquisa no campo do Planejamento Governamental e Estatísticas Públicas para promover o aprimoramento e disseminação dos métodos e estudos socioeconômicos e geoambientais.

O artigo intitulado "Uma análise do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) de São Luís, MA", de autoria de Laura Carneiro (Economista da Seplan) e dos estagiários Vânia Cristina Oliveira Coelho, Wilson França Ribeiro Filho, Carlos Augusto de Jesus e Raphael Bruno Bezerra Silva, visa retratar as mudanças ocorridas em São Luís, no período de 2000-2010.

A pesquisa analisou as circunstâncias sociais mais pobres na capital maranhense a partir dos eixos "Infraestrutura Urbana", "Capital Humano" e "Renda e Trabalho", utilizando dados da plataforma "Atlas da Vulnerabilidade Social", do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

DENSENVOLVIMENTO HUMANO

O IVS é um dado complementar ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que foi objeto de estudo do técnico da Seplan Eduardo Celestino Cordeiro e dos estagiários João Danniel Silva Curvina e Vânia Coelho, coordenados pela assessora da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, Laura Carneiro. Estes receberam 3º lugar do "Prêmio Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil", promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), na categoria "Unidades de desenvolvimento humano (UDHs)", com o artigo "Inferências sobre o Desenvolvimento Humano no município de São Luís: um estudo das UDHs do 'Ranking 3+' e 'Ranking 3-'".

A entrega dos prêmios e do lançamento do livro contendo os textos selecionados, ocorreu em 25 de novembro de 2015, na Casa da ONU, em Brasília, ocasião em que Vânia Coelho recebeu exemplar da publicação das mãos do representante residente do PNUD e coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, e da representante residente assistente para programa do Pnud, Maristela Baioni.

Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, José Cursino Raposo Moreira, a publicação desse artigo tem é importante para a cidade de São Luís, por revelar um aspecto da sua realidade, que muitas vezes ainda não tinha sido cientificamente abordada. "Este artigo resultou da realização de trabalhos científicos sobre a situação de vulnerabilidade de nossa população e auxilia na formação de conhecimento para a administração pública que permitirá atuação de forma bastante focada e dirigida para remover os fatores causadores de vulnerabilidade. Portanto, é muito gratificante para a Secretaria de Planejamento, ver a sua equipe realizar um trabalho dessa natureza e cujo o trabalho é reconhecido em outras instâncias nacionalmente", conclui o titular da Seplan.

Para ler o artigo completo, acesse a seção "Boletim", no site da Anipes (http://www.anipes.org.br) e para download do livro "Prêmio Atlas do Desenvolvimento Humano" acesse o link http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=4211.

INDICADOR

O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é um indicador que permite aos governos um detalhamento sobre as condições de vida das camadas mais pobres do Brasil. Esse indíce identifica e localiza as pessoas com maiores necessidades, a fim de criar e incluí-las em programas para incluí-las novamente na sociedade.