agencia

Notícias

Atualizado em 30/01/2016 às 12h28

Prefeitura realiza culminância da 22ª edição do "Todos por São Luís"

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Prefeito Edivaldo participa da vigésima segunda edição do Todos por São Luís no Rio Anil

 

Mais de três mil pessoas passaram pelos serviços, oficinas e tendas de orientação específica montadas na Rua 15 e União de Moradores do Bairro Rio Anil, durante a realização da 22ª edição do programa "Todos por São Luís" no Rio Anil. O programa, criado durante a gestão do prefeito Edivaldo e aprovado pela Câmara Municipal no final do ano passado, tem como proposta realizar durante uma semana inteira atividades de formação e esclarecimentos sobre serviços da Prefeitura, culminando com um dia de ação social ampla, realizada aos sábados.

O prefeito Edivaldo avaliou positivamente as ações do programa. "O Todos por São Luís tem se consolidado como uma oportunidade para ouvirmos as demandas da população e manter um diálogo aberto com a comunidade. Nesses encontros aproveitamos para manter uma conversa aberta com as lideranças comunitárias. É um momento muito importante para a gestão", destacou.

No Rio Anil, o "Todos por São Luís" atendeu moradores do bairro, localizado entre a Vila Palmeira e o Bequimão, e pessoas de comunidades vizinhas e até de distantes. Como Daniel Ferreira de Aquino, 12 anos, morador da 2ª Travessa da Quinta dos Machados, no bairro Jordoa. Ele foi com a avó para tirar a Carteira de Identidade. "Fui orientado por meus pais que falaram que no programa da Prefeitura estava funcionando também o Viva Cidadão", contou Daniel Aquino.

Segundo a coordenadora do "Todos por São Luís", Camila Holanda, a parceria com o Governo do Estado para a oferta de serviços do Viva Cidadão tem se consolidado a cada edição do programa. "Estivemos conversando com a diretoria do Viva Cidadão há alguns dias e firmamos uma parceria para que sejam oferecidos alguns serviços, como emissão de RG e da Carteira do Trabalho, no dia da ação social do Todos por São Luís. A procura por este serviço tem sido sempre grande em todas as edições do programa" disse Camila Holanda.

Prefeito Edivaldo participa da vigésima segunda edição do Todos por São Luís no Rio Anil

A coordenadora do "Todos por São Luís" confirmou, ainda, que após a retomada neste mês de janeiro, a Prefeitura planeja realizar edições a cada quinze dias. Nestas edições quinzenais, o programa manterá as características iniciais, sempre com um serviço a mais. Pela metodologia adotada, a escolha do bairro atende a critérios de carência e logística.

As parcerias com o Estado propiciam a oferta de serviços como mamografia, por meio de unidades móveis. O caminhão da Saúde da Mulher tem feito parte do cenário do programa desde as primeiras edições. Para a coordenadora municipal da Mulher, Vânia Albuquerque, o Todos por São Luís é uma boa oportunidade para difundir a política da rede de proteção ao gênero, a partir esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha. 

A Banda Marcial Henrique de La Roque, formada por estudantes da escola do Paço do Lumiar, fez a abertura do evento, recepcionando o prefeito Edivaldo e comitiva. Com 21 anos de formação, a banda formada por 45 integrantes é regida pelo estudante Hugo Leonardo. "Estou gostando dessa ideia de participar de um evento no município vizinho. É com satisfação e orgulho que estamos participando deste programa de ação social", disse Hugo Leonardo.

O prefeito Edivaldo esteve acompanhado pelos vereadores Pedro Lucas, Pavão Filho, Professor Lisboa e Barbosa Lages; de secretários municipais como Antonio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar) e Júlio França (Esporte e Lazer); e do presidente do Instituto da Previdência e Assistência do Municípios (IPAM), Raimundo Penha.

DIÁLOGO COM A COMUNIDADE

A transparência e o diálogo constituem premissas de trabalho indispensáveis do prefeito Edivaldo. E como forma de garantir o acesso direto da população à gestão, foi a comunidade do Rio Anil que recebeu na noite desta sexta-feira (29) a mesa de diálogo do programa "Todos por São Luís", em mais uma ação promovida pela Prefeitura. Coordenada pelo prefeito Edivaldo e a primeira-dama Camila Holanda, a mesa de diálogo oportunizou aos moradores da região a apresentação das principais demandas da localidade.

"Estamos hoje aqui para escutar os anseios dessa comunidade e dar respostas efetivas aos problemas vividos por ela. Desde o início da nossa gestão fazemos um modelo progressista de governar derivado na participação popular, no qual todo e qualquer cidadão tem vez e voz. Quem governa é o povo, e por isso estamos, através destes espaços democráticos, estreitando cada vez mais essa relação", pontuou Edivaldo.

Presidente da União de Moradores do Rio Anil, Francisco das Chagas Araújo, de 81 anos, teve total liberdade para enumerar as principais necessidades do bairro, entre as quais a construção de uma praça, melhorias no sentido de agilizar a fluidez no trânsito em alguns pontos de congestionamento nos horários de pico e o aprimoramento da rota da linha de ônibus coletivo que serve à região. Na sua fala, ele também reconheceu os avanços promovidos pela Prefeitura no Rio Anil.

"O prefeito Edivaldo faz um governo participativo que procura o povo, que vai ao encontro das necessidades do povo", reconheceu Araújo. No Rio Anil, a Prefeitura realizou a pavimentação de ruas e entregou, em dezembro do ano passado, a obra de reforma da Praça José Ribamar dos Santos Corrêa.

Representando o bairro do Bequimão, o senhor Francisco Ferreira enalteceu a iniciativa da Prefeitura de São Luís em proporcionar espaços onde a voz da população é aceita. "O prefeito Edivaldo, com isso, está prestando um grande serviço à sociedade. Gostaria de agradecer, em público, a urbanização que foi feita na minha rua, isto trouxe um grande benefício para nós que moramos lá", declarou Francisco Ferreira, ao ressaltar que foi "muito produtivo esse canal de diálogo criado para ouvir os problemas dos moradores".

No Bequimão, a Prefeitura executou o recapeamento da malha viária com implantação de drenagem superficial (meio-fio, sarjeta e calçadas), manutenção e melhoria da iluminação pública e finaliza a reforma da praça do Ipem Bequimão. Outras lideranças e moradores ouvidos, de bairros como a Vila Palmeira e Vila Padre Xavier.

Na Vila Palmeira a gestão municipal fez o recapeamento asfáltico da malha viária, manutenção e melhoria da iluminação pública e reforma da feira (obra em estágio avançado), bem como já iniciou a reforma de duas praças ao lado do Detran.

Depois de ouvir as reivindicações expostas pelas lideranças, o prefeito abriu a palavra aos secretários presentes, que fizeram um breve relato das ações de suas pastas e dos benefícios já levados para a região. Ao final, os encaminhamentos foram delegados aos titulares de cada pasta para que tomem as providências necessárias. 

Também esteve presente no encontro o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Confira aqui a galeria de imagens desta reportagem