agencia

Notícias

Atualizado em 04/02/2016 às 14h25

Prefeitura de São Luís finaliza obra do Canal do Rio das Bicas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís finaliza obra do Canal do Rio das BicasA Prefeitura de São Luís iniciou o trabalho de limpeza e retirada de resíduos provenientes de vegetação do Rio das Bicas, para entregar à população a obra de construção e ampliação do Canal do Rio das Bicas. O projeto faz parte do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, executado pela Prefeitura com recursos oriundos do Banco Mundial, no valor de aproximadamente R$ 35 milhões, só nas obras realizadas à margem direita da Bacia, no polo Coroadinho/Salinas do Sacavém. A ação de limpeza foi realizada na última quinta-feira (4). 

O trabalho de limpeza para a entrega da obra está sendo executado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe). Segundo o secretário municipal de Projetos Especiais, Gustavo Marques, cumprindo a determinação do prefeito Edivaldo para cumprimento dos prazos, as equipes de serviço  estão ultimando os trabalhos para entregar até o final deste mês 90% da obra, que é considerada umas das mais importantes já realizadas na área urbanística da capital.

"Esta obra compõe a politica do prefeito Edivaldo para cuidar daqueles que mais precisam. Sem dúvida, este serviço que, por suas características urbanísticas, sanitárias e ambientais, vai mudar a realidade principalmente das pessoas que vivem na área e proporcionar um novo aspecto urbanístico nesse setor da cidade", afirmou Gustavo Marques.

 

A obra de construção e ampliação do Canal do Rio das Bicas contempla um trecho de cerca de dois quilômetros, compreendido entre a Rua 13 da Coheb-Sacavém e a Avenida Vicente Queiroga, no Parque Timbira. Em todo esse trecho foi construído um sistema de drenagem profunda com galerias tubulares de concreto armado, além de obras de microdrenagem que, aliadas, vão eliminar as inundações que existiam na área.

Além das galerias, a obra do Canal contempla ainda a construção do Parque Urbano do Rio das Bicas, que contará com oito praças dotadas de playground, quadras esportivas, academias abertas, mesa de jogos, dentre outros equipamentos públicos, além de paisagismo nos espaços de lazer e recreação. Seis praças do Parque Urbano já estão plenamente concluídas.

MORADIAS

 A obra contempla ainda a construção de 33 unidades habitacionais destinadas aos moradores afetados pela obra, que viviam às margens do canal. 12 unidades destas moradias já estão concluídas e serão entregues também no final deste mês.

O projeto prevê também serviços de pavimentação de vias ao longo do Canal do Rio das Bicas, além de obras de microdrenagem para facilitar o escoamento de água das chuvas nas ruas beneficiadas pelo projeto.

 

A moradora da área do Rio das Bicas, Poliana Viana, que mora no local desde que nasceu, enalteceu a obra do canal e destacou os benefícios que o serviço proporcionará aos habitantes do local. "Aqui era tudo alagado, o terreno cedia sob nossos pés e a água entrava em nossas casas. Com esse serviço acabou esse problema e nós ganhamos uma área linda com praças para nossos filhos brincarem e praticarem esporte", disse a moradora.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem