agencia

Notícias

Atualizado em 03/03/2016 às 15h42

Prefeitura entrega casas do Residencial Rio das Bicas I no Coroadinho

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo entrega casas do Residencial Rio das Bicas I no CoroadinhoO prefeito Edivaldo entregou, nesta quinta-feira (3), as unidades habitacionais do Residencial Rio das Bicas I, composto por 12 casas destinadas aos moradores que precisaram ter sido reassentados para a conclusão do Canal do Rio das Bicas. A obra é realizada pela Prefeitura de São Luís, que ainda fará outras intervenções urbanas na área.

O ato de entrega do residencial, localizado na Rua da União, no bairro Coroadinho, reuniu todas as famílias beneficiadas, autoridades políticas e comunitárias. "Ações como esta sempre nos deixam muito felizes, pois, além de executarmos uma obra de grande importância social que é o Canal do Rio da Bicas, propiciamos ainda às famílias, que viviam nas imediações em condições totalmente insalubres, uma moradia mais digna e segura", disse o prefeito Edivaldo.

A entrega das residências é mais uma ação que faz parte do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, realizado pela Prefeitura de São Luís, em parceira com o Banco Mundial. A execução do programa é coordenada pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe).

Segundo o titular da Sempe, Gustavo Marques, o Residencial Rio das Bicas I é uma parte das 33 unidades habitacionais a moradores que residiam em palafitas ou casas em áreas com risco de inundação, localizadas nas proximidades do canal. "Essa é uma ação de grande impacto social que a gestão do prefeito Edivaldo está realizando. A Prefeitura fez o pagamento de uma indenização, que serviu para custear o aluguel social dessas famílias, para que pudessem ter uma moradia temporária até que suas casas ficassem prontas", explicou Gustavo Marques.

As casas foram construídas em alvenaria, com modelos diferentes que variam entre 42 e 57 m². As habitações estão divididas em sala, dois quartos, cozinha, banheiro e quintal. Duas casas – em que, antes do reassentamento, eram realizadas atividades comerciais – receberam um espaço adaptado para comércio.

RENOVAÇÃO

Além das casas, o local recebeu nova urbanização, com calçamento das ruas, um complexo de cinco praças no entorno que irá trazer maior qualidade de vida aos moradores. Outras obras pertencentes ao Programa Bacia do Bacanga também serão entregues em breve, entre elas estão as praças, um canal de drenagem completamente recuperado, além das ruas no entorno do canal que receberam pavimentação em bloquete.

"Estou muito feliz. Vamos iniciar uma nova fase em nossas vidas aqui. Vivíamos literalmente na lama e amedrontados pelas chuvas que alagavam tudo. Além disso, as casas são lindas", disse a dona de casa Vilma Maria Rosa dos Santos, 39 anos, contemplada com a unidade de número 1 do Residencial Rio das Bicas. A dona de casa Maria Vitória Pereira, 51, também contemplada com uma das moradias está agradecida. "Vivíamos expostos a todo tipo de problema: insetos, lama, inundações. Agora está tudo maravilhoso. Saímos de uma área totalmente alagadiça para vivermos em uma moradia com mais dignidade", disse ela.

Participaram também da cerimônia de entrega do Residencial Rio das Bicas I os vereadores Josué Pinheiro, Alencar Gomes e Nato e os secretários municipais Lula Fylho (Governo), José Cursino Moreira (Planejamento), Tati Lima (Informação e Tecnologia), Aldo Rogério (Abastecimento, Pesca e Agricultura), Conceição Castro (Comunicação), Hélio Soares (Articulação Política).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem