agencia

Notícias

Sexta-feira, 04/03/2016 - 15h00

Prefeitura capacita membros de comitê gestor de praça para lutar contra o Aedes

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) promoveu capacitação técnica na quinta-feira (3) membros do Comitê Gestor da Praça dos Sonhos, do Cohaserma, para atuação como agentes multiplicadores no combate contra o mosquito Aedes Aegypti, causador das doenças zyka vírus, dengue e febre chikungunya.

Cada membro do comitê trabalhará como promotor das principais informações sobre como eliminar e impedir a formação de focos do Aedes em seu bairro. De acordo com a representante da Vigilância Epidemiológica, que realizou a formação, enfermeira Socorro Santos, é necessário que a população entenda a gravidade do problema para integrar a luta contra o mosquito dentro de casa. "Todos nós somos responsáveis e juntos podemos vencer. Para isso é necessário que a eliminação dos possíveis focos do mosquito comece dentro de casa e também no entorno de onde moramos", alertou.

AÇÃO

Após a capacitação, os membros do Comitê Gestor da Praça dos Sonhos, em conjunto com agentes de saúde, integrarão a primeira etapa de ação de combate contra o Aedes que percorrerá as praças da capital maranhense.

Realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) em parceria com o Secretaria Municipal de Orçamento Participativo (Semop), o mutirão ocorrerá neste sábado (5), nos bairros Cohaserma e no Planalto Vinhais.

De acordo com o presidente do Impur, Luiz Borralho, a expectativa é visitar cerca de 300 residências situadas no entorno das praças de cada bairro. "Serão cerca de 100 pessoas envolvidas diretamente na ação que deverá propagar as informações sobre a luta contra o Aedes Aegypti nas casas localizadas no entorno das Praças dos Sonhos e Menino Jesus de Praga. Essa é uma guerra de todos nós. Precisamos nos engajar neste combate", explica o presidente.

COMITÊS GESTORES

Ainda no mês de março serão organizadas capacitações para os membros dos demais Comitês Gestores já consolidados na capital. Cada comitê deverá passar pela oficina que treinará agentes multiplicadores acerca dos procedimentos no combate contra o mosquito. As capacitações serão realizadas pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica do Município.