agencia

Notícias

Atualizado em 04/03/2016 às 17h41

Prefeitura avança em reurbanização do Coroadinho com entrega da 1ª etapa do canal Rio das Bicas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura avança em reurbanização do Coroadinho com entrega da 1ª etapa do canal Rio das BicasMais 50 mil moradores da área do Coroadinho já estão sendo beneficiados com o pacote de obras executadas pela Prefeitura de São Luís, por meio do Programa Bacia do Bacanga, que tem o financiamento do Banco Mundial (Bird). Nas últimas semanas o prefeito Edivaldo entregou 12 casas do Residencial Rio das Bicas I, unidade habitacional em Área Prioritária de Reassentamento (APR), o primeiro trecho do Canal do Rio das Bicas, que fica na mesma localidade e a praça nossa Senhora do Carmo, uma das cinco praças construídas no entorno do canal.

O prefeito Edivaldo ressalta que as obras beneficiam diretamente os moradores do polo Coroadinho, Parque Pindorama e Salinas do Sacavém, contribuindo para recuperação da infraestrutura local. "Estamos empenhados no desenvolvimento das ações desse programa, pois consideramos que ele é um trabalho que promoverá melhorias na vida das pessoas que moram nessa região. Esse é o tipo de ação de reestruturação que vem sendo implementada pelo poder público municipal em diversos pontos da cidade", afirma o prefeito.

A obra do Canal Rio das Bicas tem uma extensão total de 2.095 metros e contempla dois trechos compreendidos entre a Rua 13, no Coheb-Sacavém, e a Avenida Vicente Queiroga, no Parque Timbira. O trecho recebeu serviços de drenagem profunda com galerias tubulares de concreto armado e microdrenagem que, dando fim às inundações e, consequentemente, ao acúmulo de dejetos no período chuvoso, vai facilitar o escoamento da água das chuvas.

O titular da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), pasta responsável pela execução do Programa Bacia do Bacanga, Gustavo Marques, destaca o papel da população no trabalho que vem sendo realizado. "Essa é uma área bastante prejudicada com as inundações causadas tanto pela falta de infraestrutura do local quanto pelo descarte irregular de resíduos. Contamos com a contribuição dos moradores nesse serviço que estamos realizando, para que o canal possa cumprir sua função e beneficiar toda a população local", disse.

Em recente limpeza feita no canal foram retirados bagulhos volumosos que prejudicam a manutenção do mesmo. Na região, a coleta domiciliar é realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), às segundas, quartas e sextas-feiras, durante o período diurno. Também são realizadas frequentemente na região vistorias para identificar pontos irregulares de resíduos. Assim que identificados pelos fiscais, a Semosp programa a limpeza do local com a máquina de remoção.

Além da obra do canal, a Prefeitura está realizando a urbanização da área do entorno com a construção do Parque Urbano do Rio das Bicas com cinco praças, que terão playground, academia aberta, quadra de esportes, mesa de jogos, dentre outros equipamentos. A Prefeitura também trabalha na pavimentação de vias no entorno do canal e na construção de 21 unidades habitacionais do Residencial Rio das Bicas II.

OUTROS CANAIS

Está previsto para serem inaugurados ainda este semestre os canais do Portinho e do Cohatrac, outras duas importantes obras da Prefeitura de São Luís que beneficiarão 250 mil pessoas. "A construção dos dois canais seguem em ritmo acelerado e quando as obras estiverem concluídas trarão melhorias significativas nas áreas de saneamento, saúde e mobilidade urbana para estas comunidades", observou o prefeito Edivaldo.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem