agencia

Notícias

Atualizado em 09/03/2016 às 17h44

Defesa Civil alerta para o que fazer em caso de alagamentos no período chuvoso

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Em decorrência da intensificação das chuvas, que sempre ocorre nesta época do ano, a Defesa Civil Municipal alerta para os riscos e também lista os cuidados, que a população deve tomar, em caso de alagamentos e outros sinistros. 

O secretário municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Breno Galdino, considera importante que a população se conscientize. "Os moradores não podem jogar lixo nos cursos d'água e em vias públicas, o que ocasiona a obstrução da rede de drenagem, provocando inundações. Acreditamos que, com a participação de todos – população e poder público – podemos evitar muitos problemas que, infelizmente, afetam a nossa cidade", afirma.

ÁREAS DE ENCOSTA

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros, moradores de áreas de encosta devem observar se há rachaduras em paredes, tijolos, concreto, ou mesmo no chão. Eles devem estar atentos a afundamento do solo e barulhos, como rangidos na estrutura da residência. "Esses são sinais que podem significar que o terreno não está estável. Os moradores de áreas consideradas de risco devem ficar atentos a qualquer barulho estranho e se escutarem estalos na estrutura devem deixar o imóvel imediatamente", alerta.

A coordenadora Elitânia Barros aconselha ainda que os moradores dessas regiões observem a presença de água barrenta ou com mau cheiro perto dos imóveis. Isso pode evidenciar a presença de vazamento de esgoto na região, o que deixa o solo mais úmido. 

PREVENÇÃO

A coordenação da Defesa Civil destaca também a importância do trabalho preventivo desenvolvido constantemente pela Prefeitura, que é fundamental para evitar catástrofes em áreas de risco. O órgão conta com sete pluviômetros semi-automáticos, disponibilizados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que servem para diminuir os danos causados pela chuva e trazer mais tranquilidade aos moradores das áreas afetadas. Os aparelhos, que estão distribuídos estrategicamente nas principais áreas de risco da cidade, são base para estudos, além de meio de servir como alerta à comunidade que reside nessas localidades.

Os aparelhos medem automaticamente os valores de intensidade de precipitação pluviométrica do local onde foram instalados. A leitura é realizada diretamente em um visor digital (ou display), e o sistema de armazenamento de dados permitirá a conexão de um dispositivo externo para a retirada dos dados armazenados, garantindo a eficácia do monitoramento por agentes da Defesa Civil e agentes da comunidade.

A disponibilização dos equipamentos faz parte do Projeto "Pluviômetros nas Comunidades" e se deu pela parceria entre o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Integração Nacional (MI) e o município de São Luís. Os aparelhos armazenam a chuva acumulada em até 92 horas, permitindo maior eficácia no monitoramento da incidência de chuva.

ATENÇÃO, MOTORISTAS!

A Defesa Civil recomenda que o motorista mantenha a atenção dobrada durante a condução de seu veículo em caso de chuvas. Se estiver parado e o local começar a alagar, motorista e passageiros devem deixar o veículo e seguir para um lugar seguro. Se estiver já dirigindo, o motorista pode optar por fazer uma parada antes de seguir viagem.

O órgão ainda alerta que descargas elétricas também são comuns no período de chuvas. Para se proteger delas, os locais mais adequados são o interior de carros, ônibus ou edificações. Em casos de emergências, chame a Defesa Civil, que atende em sistema de 24 horas ao dia, pelo telefone: 153.

TELEFONES ÚTEIS

Defesa Civil - 153

Corpo de Bombeiros- Telefone: 193

Polícia Militar- Telefone: 190