agencia

Notícias

Atualizado em 12/04/2016 às 14h49

Prefeitura de São Luís realiza campanha "Mais Limpeza, Mais Saúde" nos bairros Cohab e Cohatrac

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís realiza campanha ″Mais Limpeza, Mais Saúde″ nos bairros Cohab e CohatracA Prefeitura de São Luís, realizou, nos bairros Cohatrac e Cohab, a campanha "Mais Limpeza, Mais Saúde". A ação, com a atuação de diversas secretarias municipais, promove intervenções paisagísticas, reforça o combate ao mosquito Aedes aegypti, ressalta a importância do descarte correto do lixo doméstico, entre outras. A atividade se integra à política do prefeito Edivaldo de fortalecer ações de valorização dos espaços públicos e medidas de prevenção e controle para evitar focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

As comunidades dos bairros da Cohab e Cohatrac participaram, neste sábado (9), das ações integradas da Prefeitura de São Luís, sob a coordenação do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur). As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoveram abordagem educativa a moradores e quem passava no local, principalmente sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes. "Foi uma ação produtiva onde promovemos várias ações com participação dos moradores", destacou o coordenador do Programa da Dengue da Semus, Pedro Tavares.

A Superintendência de Limpeza Pública, órgão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), reforçou atividades do "Bota Fora" com recolhimento de bagulhos volumosos. A operação coletou pneus, lixo e entulho de várias áreas dos bairros.

ESPAÇOS PÚBLICOS

A população desempenhou papel importante na mobilização com as atividades de preservação dos espaços públicos, por meio do Comitê Gestor das Praças. São mais de 50 Comitês Gestores atualmente divididos nos bairros da capital. "Por determinação do prefeito Edivaldo, a cidade deverá receber diversas intervenções paisagísticas e é a partir dos Comitês que teremos como contar com a população no sentido de manter os espaços dignos para o convívio. Com essa integração, vamos seguir atendendo a demanda dos bairros e dos serviços que cada um necessita neste momento", ressaltou o presidente Impur, Luiz Borralho.

A moradora do Cohatrac, Irismar Silva parabenizou a iniciativa de implantação do Comitê Gestor no bairro. "Agora, com a ação destes comitês, boa parte dos espaços estão bem mais preservados". Ela ressaltou ainda que todos precisam fazer sua parte. "Hoje, eu e meus companheiros estamos atentos aos cuidados que precisamos ter para que o nosso espaço continue preservado", disse, enquanto faziam a limpeza da Praça das Árvores.

A Blitz Urbana, órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), fiscalizou o comércio irregular nas praças e, também, realizou serviços de fixação de placas educativas.

ATIVIDADES

Entre os serviços disponibilizados estavam ações de limpeza de praças, coleta de bagulhos, fixação de placas, revisão da iluminação pública, podas de árvores, roçagem, capina, análise de comprometimento das árvores e ação dos agentes de endemias. Ainda, limpeza de lixo, avaliação dos exemplares (árvores).

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem