agencia

Notícias

Atualizado em 15/04/2016 às 17h54

Prefeitura oferece pré-vestibular gratuito e cursos de capacitação no Residencial Piancó

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo expande Trabalho Técnico Social para o Piancó 7 e 8 com pré-vestibular gratuitoApós beneficiar 5 mil famílias com o Trabalho Técnico Social do Residencial Ribeira, conjunto construído pelo programa "Minha Casa, Minha Vida", o prefeito Edivaldo expande a experiência exitosa para o Residencial Piancó 7 e 8 e adjacências, na área Itaqui-Bacanga, contemplando 1.810 moradores. O lançamento do pacote de ações, neste sábado (16), promove a preparação gratuita de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com curso pré-vestibular. Os moradores têm ainda a oportunidade de capacitação na área de geração de renda, gestão comunitária e muito mais. 

"É uma ação que vai proporcionar aos moradores dessa região a oportunidade de se prepararem e de se qualificarem com o pré-vestibular gratuito que estamos oferecendo. Eles não terão custo nenhum, a apostila e todo o material serão doados. Estamos muito felizes com a iniciativa que é uma chance de as pessoas cresceram e mudarem de vida", afirmou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama Camila Holanda e dos secretários Diogo Lima (Urbanismo e Habitação) e Moacir Feitosa (Educação). Também participaram os vereadores Armando Costa, Ricardo Diniz, Chico Carvalho, Barbosa Lages, Batista Matos (suplente).

Nesta etapa de trabalho técnico e social, os moradores dos residenciais participam do conjunto de ações de caráter informativo e educativo, oficinas de arte, leitura e lazer. Assim, os benefícios do amplo plano habitacional executado na gestão do prefeito Edivaldo como foco a garantia da habitação com dignidade, cidadania e apoio ao desenvolvimento da população.

A moradora Maria Auxiliadora Costa destacou a importância de os cursos de capacitação serem oferecidos dentro da comunidade. "O prefeito é um homem trabalhador, essa localidade já recebeu inúmeros benefícios desta gestão, na área de moradia, infraestrutura, transporte. Essa é mais uma benfeitoria que irá nos ajudar bastante", declarou.

O programa de habitação da Prefeitura é executado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). O projeto integra o Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) e é voltado para contemplados no programa 'Minha Casa, Minha Vida'.

PRÉ-VESTIBULAR

Os moradores das comunidades terão ainda a chance de se preparar para uma vaga na universidade. O trabalho social desenvolvido nas localidades vai oferecer curso pré-vestibular. A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos participantes a revisão preparatória para prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para a universidade.

O curso pré-vestibular terá início dia 9 de maio e acontecerá no Centro de Capacitação e Atendimento do Trabalho Social. O público é aquele que tenha interesse de ingressar na universidade e que esteja cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.

Para fazer a inscrição, que começa a partir de segunda-feira (18), é necessário comparecer ao plantão do Centro de Capacitação e Atendimento do Trabalho Social, de segunda à sexta-feira, de 8 às 18h, e no sábado, de 8h às 12h, levando os documentos de identificação.

O curso terá carga horária 264 horas, divididas em 66 dias, com quatro horas de atividade diárias. Serão ofertadas as disciplinas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Química; Biologia; Ciências Humanas e suas Tecnologias. O cronograma conta com aulas expositivas dialogadas e presenciais.

Para os participantes do curso, serão entregues fardamento padronizado do projeto, apostilha com o conteúdo das disciplinas e lanche, nos dias de aula. As aulas acontecerão no período da tarde das 14h às 18h20, de segunda a quinta-feira.

ATIVIDADES

O objetivo das ações é sensibilizar e mobilizar a comunidade sobre o projeto 'Minha Casa, Minha Vida' bem como promover geração de renda, mobilização e organização comunitária e educação. No cronograma de atividades serão promovidas palestras com abordagem a questões de organização comunitária, preservação ambiental, identidade de gênero, raça e regionalismo. A ação oferece atividades de arte-educação e cursos profissionalizantes. Os beneficiários terão ainda acompanhamento e orientação de equipes sócio-assistenciais no novo ambiente de moradia.

Além do ciclo de palestras, será oferecido aos moradores do Piancó 7 cursos que abordam empreendedorismo, produção de doces finos, preparatório de português e matemática, rotinas administrativas, pré-vestibular, oficina de arte, oficina de incentivo à leitura e práticas esportivas, curso de jardinagem e plantas medicinais. Já a população do Piancó 8 vai poder optar pelas capacitações de corte de cabelo feminino, curso de higiene e manipulação de alimentos, corte e costura, informática básica e oficina de incentivo à leitura e práticas esportivas.

RESIDENCIAL PIANCÓ

O Residencial Piancó é dividido em sete etapas totalizando 2.144 apartamentos construídos na Vila Embratel, área Itaqui-Bacanga. O imóvel em condomínio fechado possui seis compartimentos – sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço – sendo beneficiado ainda com área de lazer, guarita e quadra esportiva. O projeto Piancó tem em sua infraestrutura ruas pavimentadas, abastecimento de água, drenagem pluvial e energia elétrica, de acordo com projeto aprovado.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem