agencia

Notícias

Atualizado em 21/04/2016 às 11h16

Projeto inovador da gestão do prefeito Edivaldo disputa prêmio nacional do Sebrae

Sugestão de títulos: Prefeito Edivaldo incentiva produção rural; projeto inovador disputa prêmio nacional do Sebrae Projeto inovador da gestão do prefeito Edivaldo disputa prêmio nacional do Sebrae

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Projeto inovador da gestão do prefeito Edivaldo disputa prêmio nacional do SebraeO projeto "Fomento aos Negócios do Campo", vencedor da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2015 concorre agora à premiação em âmbito nacional. A premiação de São Luís no campo dos negócios rurais é inédita entre as capitais brasileiras. O caráter inovador do projeto habilitou o prefeito Edivaldo a participar da etapa nacional do prêmio, que reconhece experiências práticas dos gestores que tenham implantados projetos de estímulo ao desenvolvimento de pequenos negócios.

“O projeto Fomento aos Negócios do Campo cumpre três aspectos fundamentais na gestão municipal: promover dignidade, levar alimento à mesa a quem mais precisa e melhorar a vida das pessoas da zona rural. Desde que começamos a desenvolver esta iniciativa, temos observado grandes melhorias, tanto a partir da geração de emprego e renda em nossa cidade, quanto com o trabalho direto na redução dos índices de insegurança alimentar”, disse o prefeito Edivaldo.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) e conta com articulações também junto às secretarias da Criança e Assistência Social (Semcas) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). Em nove meses de funcionamento, a prefeitura já contabiliza 300 pequenos agricultores cadastrados e mais de 30 mil pessoas atingidas direta e indiretamente pelo programa. "Há um paradigma segundo o qual São Luís não é naturalmente um ambiente de produção agrícola. A vocação mais evidente é de serviços, de intermediação financeira. Esse prêmio veio revelar uma faceta da cidade que existe, mas permanecia oculta: a capacidade de produzir bens do meio rural em uma capital", disse José Cursino Moreira, titular da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan).

A premiação do Sebrae distingue gestores que tenham implantado projetos de estímulo ao desenvolvimento de pequenos negócios, contribuindo sobremaneira para o crescimento econômico e elevação das condições sociais. A premiação da Prefeitura de São Luís na etapa estadual ocorreu no dia 31 de março, em solenidade realizada pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA). A divulgação e entrega do Prêmio nacional acontece no dia 10 de maio em Brasília (DF). O projeto "fomento aos Negócios do Campo" foi premiado na categoria "Pequenos Negócios no campo", uma das oito categorias da premiação.

Formatada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) o projeto "Fomento aos Negócios do Campo” fortalece toda uma cadeia de produção. Segundo o secretário adjunto da Seplan, Pablo Rebouças, o projeto beneficia mais de 300 famílias de produtores de várias comunidades da zona rural de São Luís, atendendo mais de 30 mil pessoas somente em 2015. "A transversalidade deste projeto é algo que nos coloca em posição de destaque", destaca Rebouças.

NEGÓCIOS DO CAMPO

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), executado em parceria com estados e municípios brasileiros. A secretária municipal de segurança alimentar, Fátima Ribeiro, comemorou a consolidação do programa. "No início da atual gestão, identificamos índices de insegurança alimentar alarmantes em algumas regiões da cidade. O prefeito Edivaldo determinou a execução do projeto com foco nessas áreas, de modo a reduzir esses índices e propiciar condições mais dignas para esta população. Concorrer a etapa nacional do prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae, é mais um reconhecimento desta iniciativa, que tem sido satisfatória tanto para os agricultores, quanto para a população beneficiada", disse.

Além das articulações institucionais, o projeto “Fomento aos Negócios do Campo” também conta com a parceria da Defesa Civil, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA) no abate do plantel de frango; e do programa "Mesa Brasil" do Sesc.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem