agencia

Notícias

Atualizado em 26/04/2016 às 15h44

Prefeitura de São Luís realiza campanha de prevenção de desastres

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís realiza campanha de prevenção de desastresA Prefeitura de São Luís, por meio da Superintendência da Defesa Civil, órgão da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), deu início à “Campanha de Prevenção de Riscos e Desastres”, na manhã desta terça-feira (26), na Vila São Luís e Vila Isabel. 

O secretário municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, considera fundamental a atuação articulada de diversos órgãos nas ações preventivas de danos causados por temporais, reforçando o papel da população no dia a dia. “Esta atividade que estamos realizando hoje intensifica o trabalho preventivo em execução na capital maranhense. Tenho certeza que podemos contar com o empenho da população na manutenção da limpeza das vias públicas, evitando a obstrução da rede de drenagem e inundações”, disse Breno Galdino.

As ações preventivas da Defesa Civil, que incluem a campanha educativa, estão aliadas aos serviços de drenagem executados pelo poder público municipal em pontos estratégicos da cidade e que já propocionam impacto positivo para população. Os serviços são executados por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe). 

Em São Luís, existem 60 áreas de risco. Com a campanha, famílias que residem nessas regiões estão sendo orientadas sobre os perigos no período chuvoso. Durante a ação, a Defesa Civil identifica ainda pontos vulneráveis e avalia a necessidade de intervenção. 

"A prevenção é a melhor opção para evitarmos os acidentes provocados no período chuvoso. A Defesa Civil tem trabalhado em diversas intervenções visando minimizar o impacto que esse período provoca", destacou a superintendente da Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros.

PREVENÇÃO

Entre os materiais educativos a serem distribuídos estão folders e cartilhas voltadas para o público infantil. A cartilha elaborada pela Defesa Civil aborda didaticamente os principais perigos ocasionados pelo período chuvoso como, por exemplo, deslizamentos e alagamentos. O livreto também apresenta dicas sobre prevenção de desastres, além de um jogo de palavras cruzadas para que as crianças testem seus conhecimentos sobre o tema abordado. Para Renan Coelho, de 7 anos, a cartilha é uma forma de aprender se divertindo. "Já sei ler e vou aprender muitas coisas", disse.

A Defesa Civil, órgão da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), atende 24 horas por dia, através do telefone 153.

 

FALA POVO

 

 

 

"Acho um trabalho interessante esse de conscientizar a população e alertar para um risco que realmente existe"

Assunção França, assistente social

 

 

 

 

 

 

 

 

"Esse é um trabalho muito importante, pois os moradores são informados e orientados com essa campanha"

Josélia Silva, dona de casa

 

 

 

 

 

 

 

 

"A campanha é mais um trabalho que beneficia os moradores, por isso esse trabalho é importante. Aqui alagava demais, mas depois dessa galeria que construíram melhorou bastante"

Domingos Fonseca, aposentado

 

 

 

 

 

 

Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem