agencia

Notícias

Atualizado em 05/05/2016 às 14h32

Prefeitura desenvolverá projetos de cooperação internacional para recuperar Patrimônio Histórico

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís desenvolverá dois projetos de cooperação internacional para a reabilitação do Patrimônio Histórico da capital maranhense, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph). A proposta municipal insere-se na política de gestão do prefeito Edivaldo e surgiu como resultado da viagem realizadas pela secretária municipal de Articulação Institucional, Ana Paula Moura Rodrigues, e o presidente da Fumph, Aquiles Andrade, à cidade de Hue, no Vietnã, para participar do I Encontro de Líderes da Rede de Cidades Culturais.

Organizado pelo Fórum de Cooperação América Latina – Ásia do Leste (Fealac), o evento foi um momento de aproximação das cidades de São Luís e de Hue. Segundo a secretária Ana Paula Rodrigues, o intuito da visita foi fortalecer os laços de amizade entre representantes da capital maranhenses e da cidade vietnamita, para que se possa estabelecer o intercâmbio de ações em diversas áreas.

Segundo a secretária, o prefeito Edivaldo deseja realizar várias parcerias internacionais para buscar novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento para a cidade de São Luís. "As parcerias internacionais vão expandir as possibilidades de desenvolvimento e potencializar ações do nosso município", disse ela.

De acordo com Aquiles Andrade, serão elaboradas propostas de capacitação técnica e de desenvolvimento de instrumentos de captação de investimentos privados para ajudar na recuperação do Centro Histórico. Após terem sido elaboradas, a Prefeitura de São Luís, cuja importância é reconhecida dentro da Rede de Cidades Culturais, enviará as propostas para a apreciação da secretaria do Fórum de Cooperação da América Latina.

CONVITE

Além da participação no evento da Fealac, Ana Paula Rodrigues e José Aquiles Andrade estiveram reunidos em audiência com o prefeito da Cidade de Hue, Nguyen Van Thanh. Na ocasião, eles entregaram o convite do prefeito Edivaldo a Nguyen para realizar visita oficial à São Luís, conhecer a cidade, e sua cultura.

Na excursão ao Vietnã, ocorrida na última semana de abril, os representantes enviados pelo prefeito Edvaldo tiveram a oportunidade de realizar palestra sobre o Patrimônio Cultural de São Luís. Foi uma oportunidade de se apresentar disposto a cooperação internacional e aberto a novos negócios. A capital maranhense também participou da exposição fotográfica realizada no Museu de Hue, onde foi possível apresentar algumas imagens do patrimônio cultural da Ilha.

Participaram do evento representantes de 83 cidades reconhecidas como Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO, que se distribuem 36 países. O encontro teve como tema "Herança Cultural e Desenvolvimento Sustentável". O objetivo foi discutir o estabelecimento da rede através da construção de um diálogo entre as cidades dessas diferentes regiões e promover vínculos de cooperação e trocas de experiências nos campos da cultura, conservação de patrimônio e desenvolvimento sustentável.

Segundo o vice-ministro das Relações Internacionais do Vietnã, Le Hoai Trung, a formação da rede é necessária para a cooperação entre os países do Fórum e para facilitar o desenvolvimento do turismo entre os membros.

Hue foi a última capital imperial do Vietnã. Possui um importante legado histórico e cultural. A cidade tem o título de Patrimônio Mundial Cultural Tangível e Intangível pela UNESCO, pelo seu complexo de monumentos e pela música real.