agencia

Notícias

Atualizado em 11/05/2016 às 16h59

Prefeitura e Governo preparam programação especial para receber tocha olímpica em São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura e Governo preparam programação especial para receber tocha olímpica em São LuísA exatamente um mês para sua chegada em São Luís, a Chama Olímpica é esperada com grande expectativa pelos ludovicenses. A Prefeitura de São Luís, em parceria com o governo do Estado, está organizando uma programação especial em diversos pontos do revezamento que conduzirá a Chama Olímpica pela cidade. O símbolo maior das Olimpíadas chega na capital maranhense dia 12 de junho, um domingo, às 9h45. Depois de Brasília, São Luís é a primeira cidade onde a Chama Olímpica desembarca de avião e também a primeira onde a tocha passa todo o dia e pernoite.

"Do calor. Da chama. Do povo. Do Brasil. Dos jogos". Esse é o tema do Tour da Tocha Olímpica 2016. A passagem da tocha por São Luís, segundo o prefeito Edivaldo, irá projetar a cidade nacionalmente e internacionalmente. "Será um orgulho apresentar nossa cidade ao mundo. O evento é uma oportunidade de divulgar a cultura, o turismo. Estamos felizes pela oportunidade de realizar uma grande festa para nossa população", disse o prefeito Edivaldo.

O trajeto da tocha em São Luís já está definido. Ela vai percorrer 39 quilômetros, atingindo em torno de 20 bairros e será conduzida por mais de 140 condutores entre atletas, instrutores, idosos e cadeirantes. Para os locais de parada da tocha, estão sendo organizadas gincanas, apresentações culturais e torneios que devem movimentar e mobilizar a comunidade local interessada em acompanhar esse momento histórico do esporte brasileiro.

Dentre os atletas que carregarão a chama olímpica pela cidade há também seis participantes de projetos esportivos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) na capital. Esta semana, eles participaram de uma reunião de orientação sobre o evento. O secretário municipal de Desportos e Lazer, Júlio França, disse que a determinação do prefeito Edivaldo é que sejam feitos todos os esforços para preparar uma grande festa para a chegada da tocha.

"Estamos com várias comissões trabalhando há meses para que tudo ocorra como planejamos. O trabalho da prefeitura como parceira dessa grande festa vai priorizar as áreas de incentivo à cultura, ao turismo e ao esporte. Estamos realizando uma verdadeira força-tarefa para este evento, com o objetivo de fomentar o espírito esportivo e organizar uma grande festa para a população de São Luís", destacou o secretário. O evento conta ainda com a parceria do 24º Batalhão de Caçadores e da Polícia MIlitar.

CHEGADA

O revezamento iniciará em frente ao palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís. No local, será acesa a tocha, dando início ao revezamento. A primeira condutora da tocha será a jogadora de futebol Jaqueline Maria Gomes Caldas, de 12 anos, que integra o programa social da Prefeitura de São Luís "Movimento e Resgate" – Escolinhas da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel).

"Para mim, é uma emoção participar deste momento tão importante para o esporte do mundo todo. Será uma lembrança que vou guardar por toda minha vida", disse Jaqueline.

Cada condutor levará a tocha por um trecho de 200 metros. O percurso contará com oito pontos de apoio. As paradas vão acontecer, na Praça da Ressureição (Anjo da Guarda), Praça Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac), Praça Irmã Gabriela Torselli (Habitacional Turu), Loja Nissan da Avenida dos Holandeses, Avenida Litorânea, Espigão Costeiro e finalizando na Praça Maria Aragão, onde será acesa a Pira Olímpica no palco Celebração.

Também haverá parada em frente ao Bradesco na Avenida Magalhaes de Almeida, no Supermercado Mateus e na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde acontecerá a parada para o almoço. O percurso está dividido em trechos com o transporte do símbolo Olímpico em comboio de veículos, de quadriciclo e de stand up.

TOUR DA TOCHA OLÍMPICA

O revezamento da Tocha Olímpica vai visitar 250 cidades do país. As cidades devem receber a tocha em um tour de até 4 horas. As cidades celebração, como é o caso de São Luís, ficarão com a tocha em solo durante 24h, sendo 12h em exposição pelos principais pontos da cidade. Ao fim do dia de atividades, será realizado um show especial para a cidade. De São Luís, a tocha segue para o município de Barreirinhas, onde estará no dia 13 e para Imperatriz, no dia 14.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem