agencia

Notícias

Atualizado em 15/05/2016 às 14h51

São Luís é a única capital brasileira reconhecida na área dos Pequenos Negócios no Campo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo é reconhecido como um dos 20 melhores do Brasil por estímulo ao empreendedorismo

O prefeito Edivaldo está entre os 20 melhores gestores municipais do Brasil no que tange à adoção de práticas inovadoras e que estimulem o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico. O reconhecimento foi divulgado na 9ª edição do prêmio Prefeito Empreendedor, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A edição nacional da premiação foi realizada esta semana em Brasília e contou com a participação de cerca de 1800 prefeitos de todas as regiões brasileiras. 

O prefeito Edivaldo participou da premiação na categoria "Pequenos Negócios no Campo". O projeto "Fomento aos negócios do Campo", desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, está inserido no contexto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de iniciativa do governo federal e executado em parceria com estados e municípios. Coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), o projeto conta com articulações também junto às secretarias de Criança e Assistência Social (Semcas) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), além da Defesa Civil, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA) no abate do plantel de frango; e do Programa "Mesa Brasil" do Sesc. Em março deste ano, o projeto foi o vencedor da etapa estadual da premiação. 

Desde a sua implantação, há cerca de nove meses, a iniciativa da Prefeitura de São Luís contabiliza cerca de 300 agricultores cadastrados e mais de 30 mil pessoas beneficiadas. A partir da compra da produção de agricultores locais, o projeto beneficia pessoas em situação de insegurança alimentar com a entrega de cestas de alimentos. Assim, a Prefeitura proporciona tanto o acesso à alimentação saudável e concede dignidade e qualidade de vida para quem mais precisa; quanto aumenta a renda dos produtores do campo, estimulando o pequeno empreendedorismo e, por consequência, a geração de novos postos de trabalho no campo. 

RECONHECIMENTO

São Luís é a única capital brasileira com reconhecimento do Sebrae na área dos negócios no campo. Para o prefeito Edivaldo, esse é um fator que reforça o caráter pioneiro e ousado do projeto.

"Trata-se de um projeto ousado. Em tempos marcados pela industrialização, buscamos no pequeno produtor rural uma caminho de desenvolvimento da nossa cidade. Por meio deste programa, trabalhamos para levar alimento à mesa de quem mais precisa, promovendo dignidade e melhorando a vida das pessoas, tanto na zona urbana quanto no meio rural. Para nós, é motivo de grande alegria o reconhecimento do Sebrae, que nos colocou entre os vinte primeiros num universo de quase dois mil gestores municipais. É um sinal do sucesso desta iniciativa que foi implantada pela nossa gestão", dsse o prefeito Edivaldo.

PRODUÇÃO E RENDA

Os benefícios com a execução do projeto se estendem além dos previstos pelos moradores da zona rural da capital. Melhor remunerados, os agricultores recuperaram a infraestrutura de sua produção, passando a produzir mais e agregando valor a seus produtos. A população beneficiada pelo programa também comemora o auxílio conquistado por meio do projeto, que tem trabalhado para combater a insegurança alimentar em São Luís. 

“Uma pesquisa feita pela nossa gestão encontrou índices de insegurança alimentar alarmantes em várias regiões da nossa cidade: casos de pessoas que não tinham o que comer nas principais refeições do dia. A partir dessa realidade, o prefeito Edivaldo determinou a execução do projeto 'Fomento aos Negócios do Campo', a fim de propiciar condições mais dignas para a população. A certificação do Sebrae é mais um incentivo para continuarmos avançando nas políticas públicas de segurança alimentar. O prefeito Edivaldo determina inclusive a ampliação deste projeto, para favorecermos ainda mais famílias”, destacou a secretária municipal de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro.

SEGURANÇA ALIMENTAR

Além do reconhecimento do Sebrae como um dos 20 melhores do Brasil, o projeto implantado pelo prefeito Edivaldo também foi destacado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ele recebeu do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) uma placa de homenagem pelo trabalho desenvolvido da área de segurança alimentar. A distinção da ONU faz referência ao esforço empenhado pela Prefeitura de São Luís na promoção de ações de combate à fome e à pobreza extrema na capital maranhense – atingindo a primeira das oito metas do programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Outros projetos desenvolvidos pelo município que tiveram sua execução reconhecida pela ONU foram o Programa Leite na Escola, o NutriSUS e o Programa de Capacitações e Avaliações Nutricionais, oferecido pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), em parceria com a Assistência Social (Semcas), Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Saúde (Semus) e Educação (Semed).

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem