agencia

Notícias

Atualizado em 16/05/2016 às 16h36

Praças e pontos turísticos da região do Centro recebem ações do Mais Limpeza, Mais Saúde

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Praças e pontos turísticos da região do Centro recebem ações do Mais Limpeza, Mais SaúdeA Prefeitura de São Luís removeu cerca de 30 toneladas de resíduos sólidos na região do centro da capital maranhense. A campanha Mais Limpeza, Mais Saúde foi realizada este fim de semana nas áreas das praças Maria Aragão, Camboa, Gonçalves Dias, Quinta do Macacão, Fonte das Pedras, além da avenida Beira-Mar. Durante a ação foi executada ainda plantio de mais de 1,5 mil mudas de flores e diversas espécies de plantas nas praças contempladas.

De acordo com o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Luiz Borralho, a ação fortalece o projeto paisagístico da região, promove ações de limpeza pública, orientações preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. "Esta ação conta com a participação de várias secretarias municipais da gestão do prefeito Edivaldo, com a execução de serviços nas áreas de paisagismo, saúde, iluminação pública, entre outros", ressaltou Luiz Borralho.

O Impur atuou na campanha em parceria com a Subprefeitura do Centro Histórico prestando apoio em planejamento, equipamentos e logística. "A campanha Mais Limpeza, Mais Saúde é fundamental e de muita importância para que possamos desenvolver um cronograma de limpeza mais intensivo nestas áreas. A ação agrega uma série de serviços em um único momento, reforçando a limpeza das praças da cidade", destacou o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Farias de Carvalho.

 

A campanha é permanente, sendo realizada todos os sábados, e vai se estender às praças do demais bairros da capital. "O Mais Limpeza, Mais Saúde contribui para melhorar o ambiente e a imagem da cidade. Garante mais higiene, mais salubridade e melhor qualidade de vida da população", enfatiza Luiz Carlos Borralho.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Superintendência Vigilância Epidemiológica e Sanitária, atuam com abordagens educativas, com foco no combate à proliferação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Já a Superintendência de Limpeza Pública, órgão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), promove mais uma etapa da coleta de bagulhos volumosos.

A equipe da Superintendência de Limpeza Pública recolheu sofás, armários, máquinas de lavar descartados irregularmente na via pública. Para a dona de casa, Teresa da Costa, a população tem que fazer a sua parte. "A população tem que jogar o lixo no lixo e evitar o risco de doenças", disse.

 

AÇÕES

A campanha "Mais Limpeza, Mais Saúde", realizada pela Prefeitura de São Luís, promove serviços de poda, roçagem, capina, análise do comprometimento das árvores, além de revisão da iluminação pública, fixação de placas e revisão da iluminação pública em todos os espaços visitados pela ação.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem