agencia

Notícias

Atualizado em 16/05/2016 às 18h32

Prefeitura empossa membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís empossou 42 novos conselheiros, entre titulares e suplentes, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), durante solenidade realizada na última sexta-feira (13), no auditório Reis Perdigão, no Palácio La Ravardière, Centro.

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro, participou da cerimônia representando o prefeito de São Luís, Edivaldo. A secretária reforçou a importância de políticas públicas que garantam efetivamente o direito humano à alimentação adequada. "O sucesso dessas políticas depende da interação entre governos, setor privado e a sociedade civil. O Conselho representa a sociedade e todos devem estar coesos neste propósito", ressaltou Fatima Ribeiro.

O presidente do Comsea, Iraelson Ferreira, pontuou a contribuição de cada cidadão para diminuir o número de pessoas que vivem em insegurança alimentar. "O papel de todos nós – conselho, gestores e sociedade – é trabalhar para mudar este quadro. Com a ação fiscalizadora e colaborativa, o conselho vem participando das decisões e somando para mudar este quadro", disse.

"O papel dos conselheiros é também propor a política de Segurança Alimentar que deverá ser executada pelo poder municipal. O conselheiro é fiscalizador e propositor", destacou o coordenador de assuntos comunitários da Semsa, Augusto Cesar Rodrigues Freire. Ele foi um dos membros do Comsea empossados na solenidade.

Na ocasião, a secretária Fatima Ribeiro fez a entrega simbólica dos certificados de posse aos conselheiros. Participaram ainda da solenidade, nutricionistas da Semsa, familiares dos conselheiros empossados e representantes do Comsea estadual.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

O Comsea é órgão orientador, monitorador e fiscalizador das ações do poder público no âmbito da Segurança Alimentar. Em sua composição são 21 membros, sendo 14 do poder público e sete da sociedade civil, além de igual número de suplentes, somando 42.

Do poder público fazem parte do Comsea integrantes das secretarias municipais de Segurança Alimentar (Semsa), Saúde (Semus), Turismo (Semtur), Assistência Social (Semcas), Educação (Semed), de Governo (Semgov) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).