agencia

Notícias

Atualizado em 17/05/2016 às 14h53

São Luís recebe o Museu Olímpico Itinerante na Praça Maria Aragão

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

São Luís recebe o Museu Olímpico Itinerante na Praça Maria AragãoCom o objetivo de trazer o espírito olímpico para São Luís e preparar a população para o maior evento esportivo mundial, o Museu Itinerante 'Se Prepara Brasil — O Caminho do Esporte até o Rio de Janeiro' foi trazido a São Luís no último fim de semana e instalado na Praça Maria Aragão.

O secretário municipal de Desportos e Lazer, Júlio França, também presidente do Comitê Gestor da Tocha Olímpica em São Luís, acredita que os eventos pré-olímpicos são importantes para acender a chama de união da população. "É uma determinação do prefeito Edivaldo investir em políticas públicas que fomentem a prática esportiva na capital. O Museu Itinerante, com esse vasto acervo, traz a sensação de maior proximidade com os Jogos Olímpicos Rio 2016, assim como a passagem da tocha olímpica em São Luís, que ocorrerá no dia 12 de junho. Eventos assim estimulam os novos talentos para o futuro esportivo próspero", relembrou o titular da Semdel.

Realizada pelo Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016, a exposição sobre rodas ficou aberta nos dias 14 e 15 de maio, com o apoio da Prefeitura de São Luís, reunindo peças dos acervos do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares. Com conteúdo digital, material interativo, fotos das cerimônias de abertura, réplicas de medalhas e mascotes, além de informações históricas de toda evolução das Olimpíadas.

Dividido em cinco seções — "História", "Esportes", "História Brasileira", "Curiosidades" e "Rio 2016" — o Museu Itinerante 'Se Prepara, Brasil' expõe peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Destacam-se réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; tochas olímpicas, pictogramas e muito mais.

Para Alexandre Nogueira, diretor do Grupo Bradesco Seguros, o Museu Itinerante 'Se Prepara Brasil' leva um pouco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para quem não assistiu o maior evento esportivo mundial. "O museu deixará um legado de conhecimento olímpico que poderá estimular novos talentos para o futuro do esporte no país. Apoiamos os ideais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e nos orgulhamos de nosso papel", afirma o executivo.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem