agencia

Notícias

Atualizado em 18/05/2016 às 17h09

Prefeitura de São Luís firma parceria com a cidade italiana de Tramonti

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís firma parceria com a cidade italiana de TramontiA Prefeitura de São Luís e a cidade italiana de Tramonti firmaram o acordo de cooperação internacional Cidades-Irmãs. O objetivo é criar intercâmbio turístico e econômico. A solenidade de assinatura da parceria ocorreu nesta quarta-feira (18), no Palácio La Ravardière, em ato que contou com as presenças do secretário de Governo, Lula Fylho – que representou o prefeito Edivaldo –, da secretária municipal de Articulação Institucional (Semai), Ana Paula Rodrigues; e do representante de Tramonti e colônia italiana, Francesco Cerrato.

"A troca de experiência e as parcerias concretas que firmaremos serão muito produtivas para o fortalecimento das relações entre os governos municipais de São Luís e Tramonti, sobretudo, naquilo que possa resultar em investimentos para o crescimento econômico e o desenvolvimento social de nossa cidade", disse Edivaldo.

O secretário de Governo, Lula Fylho, pontuou a importância que o prefeito Edivaldo tem dado às parcerias Cidades-Irmãs. Em seu discurso, ele lembrou o primeiro acordo celebrado com a cidade chinesa Wuhan, no início deste ano. Ressaltou semelhanças entre as cidades de São Luís e Tramonti, no que diz respeito ao artesanato e os azulejos, e a vocação de ambas para o turismo histórico. As duas também foram agraciadas pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade no mesmo ano de 1997.

“É uma honra para nós, ludovicenses, firmar parceria com Tramonti como cidade-irmã, de forma a potencializarmos o turismo, a cultura e demais negócios de interesses mútuos. Percebo uma identificação muito grande das duas cidades que nos unirá por meio de troca de experiências em vários setores. Começamos a plantar a semente e em breve colheremos os frutos”, afirmou Lula Fylho.

PARCERIA

Cidades-Irmãs, conceito de relações e mecanismos protocolares, essencialmente econômico e cultural, é um dos projetos da Prefeitura de São Luís, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Articulação Institucional (Semai), que visa fomentar, junto a outras cidades de diferentes países, intercâmbios que favoreçam de forma econômica, turística e cultural a geração de emprego e renda.

“As principais vantagens que podem nascer desse projeto e parceria contemplam o intercâmbio de produtos típicos, artesanato gastronomia, turismo, gestão ambiental, marketing e visibilidade na esfera local, regional, nacional e internacional. Assim, as duas cidade-irmãs terão muitas experiências a trocar e muitos frutos a colher com essa parceria. Agora temos duas cidades-irmãs: Wuhan e Tramonti, e ainda mais deverão vir”, enfatizou a titular da Semai, Ana Paula Rodrigues.

TRAMONTI

Durante a solenidade, o representante de Tramonti, Francesco Cerrato, fez uma breve explanação sobre aspectos geográficos, históricos e turísticos da cidade italiana. Citou também pontos comuns entre as cidades históricas: o turismo e o artesanato. “Estamos muito felizes em formar essa parceria com a cidade de São Luís que, tenho certeza, se mostrará vantajosa para as duas cidades, tanto no aspecto social e financeiro, mas principalmente no de aproximar ainda mais os povos brasileiros e italianos”, enfatizou Cerrato, que no evento estava representando o prefeito de Tramonti, Antônio Giordano.

Também participaram da solenidade de assinatura do Acordo Cidades-Irmãs, os secretários municipais, José Cursino (Planejamento), Marlon Botão (Cultura), Maluda Fialho (Meio Ambiente), Conceição Castro (Comunicação), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social) e secretária adjunta Andréa Vasconcelos (Turismo).  Por parte da colônia italiana residente em São Luís, Luca Palmiere, Giafranco Scrima, Mário Cella e Giovani Palela.

Tramonti está localizada no sul da Itália, na Região de Campania. Sua população está estimada em 4.200 habitantes numa área de 24,83 quilômetros quadrados, possuindo paisagens deslumbrantes do imenso paredão rochoso da Costa Amalfitana e o mar. A cidade fica numa das Regiões mais turísticas da Itália, conquistando, em 1997, o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, no mesmo período em que a cidade de São Luís.

Em comum com a capital maranhense, possui fortes atrações turísticas relacionadas às riquezas históricas, artísticas e arquitetônicas, à beleza da paisagem natural e urbano, às atividades recreativas relacionadas ao mar e aos produtos locais.

As cidades de São Luís e Tramonti têm no artesanato local elementos de destaque e forte identidade, e de fonte de renda; em particular a cerâmica de cores vivas características da Costa Amalfitana. Existe ainda a antiga arte de fazer cestos e bapus, a partir da madeira de árvore de castanha; assim como no Centro Histórico encontra-se as rendas, bilros, e artigos feitos da fibra de buriti.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem