agencia

Notícias

Atualizado em 20/05/2016 às 18h58

Campanha Mais limpeza, Mais Saúde retira mais uma tonelada de lixo de praças e logradouros públicos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A campanha Mais Limpeza, Mais Saúde, realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio de uma ação conjunta coordenada pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) em parceria com as secretarias municipais de Saúde (Semus); Obras e Serviços Públicos (Semosp); Urbanismo e Habitação (Semurh) e Subprefeitura do Centro Histórico, já retirou em quatro edições cerca de 1.751 toneladas de resíduos sólidos, bagulhos volumosos e inservíveis de praças e logradouros públicos da capital.

Iniciada em abril deste ano, a ação já visitou as áreas da Cohab, Cohatrac, Ponta d'Areia, Recanto dos Vinhais e Centro. Os trabalhos deste sábado (21) continuam na área do Centro de São Luís. Desta vez, atendendo a região da Praia Grande e o Anel Viário.

De acordo com o presidente do Impur, Luiz Borralho, além recolher resíduos sólidos, material de construção, a campanha também coleta inservíveis de grande volume. " Durante as ações conscientizamos a população sobre o descarte irregular desse tipo de material, que podem acarretar problemas sérios para a saúde público, como a proliferação do mosquito Aedes aegypti ", disse Borralho.

Durante as ações, cada espaço visitado recebe poda, roçagem, análise do comprometimento dos exemplares das árvores do local, pintura de canteiro, readequação da iluminação pública e limpeza mecanizada. Já os agentes de saúde realizam a vistoria dos locais, eliminando os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegyti, os agentes realizam ainda a borrifarão com inseticida dessas aéreas, o tratamento dos locais infectados e a distribuição de material educativo.

COMITÊS GESTORES DAS PRAÇAS

O Mais Limpeza, Mais Saúde também conta com o reforço dos membros dos Comitês Gestores das praças que atuam na campanha para ação de conscientização, manutenção e preservação dos espaços públicos. Criados e instituídos pela Prefeitura de São Luís, por meio do Programa São Luís Cidade Jardim em 2014, os Comitês Gestores das Praças que hoje totalizam 53, exercem papel fundamental na conscientização e preservação dos espaços públicos da capital. Os Comitês atuam como mecanismos fiscalizadores do bem público comum.