agencia

Notícias

Atualizado em 20/05/2016 às 18h40

Prefeitura de São Luís e Governo do Estado lançam edição 2016 do JELs e JEMs

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís e Governo do Estado lançam edição 2016 do JELs e JEMs A Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo Maranhão, realizaram a cerimônia de lançamento dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) e Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), nesta sexta-feira (20), no Cine Teatro da Cidade.

Presentes à cerimônia, o secretário municipal de Desportos e Lazer (Semdel), Júlio França, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo, e o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim, representando o governador Flávio Dino.

A Prefeitura de São Luís realiza, pela primeira vez, os Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) em parceria com Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) e da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), com o principal objetivo de promover uma ampla mobilização da comunidade estudantil.

O secretário municipal de Desportos e Lazer (Semdel), Júlio França, destacou que a realização do JELs 2016 celebra a parceria em prol do desenvolvimento esportivo em São Luís. "A iniciativa de promover os Jogos Escolares Ludovicenses segue a política do prefeito Edivaldo para a área do Esporte. O JELs 2016 consolida mais uma importante parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado, realizando em conjunto o desenvolvimento e incentivo dos valores esportivos educacionais para os jovens atletas da capital".

 

Um dos resultados mais significativos da parceria entre a Prefeitura e governo do Estado é o aumento da participação das escolas públicas na edição deste ano, com o acréscimo de 30% de escolas públicas na etapa dos Jogos Escolares em relação ao ano passado na etapa metropolitana. A etapa municipal dos Jogos Escolares em São Luís conta com a participação total de 83 escolas, sendo 49 escolas públicas e 34 particulares. Os jovens atletas irão disputar as modalidades basquete, futebol, futsal, handebol e voleibol, a partir deste sábado (21) até 30 de junho.

"Esse lançamento é um momento de integração entre escolas, atletas, Governo e Prefeitura. Queremos, com a realização dos JEMs, proporcionar momentos de alegria e despertar bons valores humanos, como a amizade, o coletivismo, a fraternidade e o pleno exercício da cidadania entre os atletas, fator importante para promover a paz", ressaltou o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim.

Para o estudante da rede pública de ensino, Gustavo Oliveira, o JELs é mais uma boa oportunidade para desenvolver na prática as técnicas aprendidas durante os treinos de handebol na escola. "Vamos poder competir com outros times de São Luís, e saber em quadra o que cada um tem de melhor, além de aperfeiçoar nossa atuação”, disse Gustavo Oliveira.

Os Jogos Escolares Ludovicenses são parte integrante das seletivas municipais para a 44º edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), principal competição esportiva estudantil do estado.

Participaram também da solenidade o diretor geral dos Jogos Escolares, Sandow Feques; o presidente da Federação Escolar do Maranhão, Hamilton Ferro, a secretária adjunta de Esporte Educacional do Estado, Joslea Rodrigues, a jogadora do Sampaio Correa Basquete, Letícia Xavier.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem