agencia

Notícias

Atualizado em 25/05/2016 às 16h13

Prefeitura realiza operação contra descarte irregular de lixo na Cidade Operária

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura realiza operação contra descarte irregular de lixo na Cidade OperáriaA Prefeitura de São Luís realizou na manhã desta quarta-feira (25), na Cidade Operária, uma operação de fiscalização contra o descarte de resíduos em locais proibidos. A ação, que contou com a participação conjunta das Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Meio Ambiente (Semmam), além da Guarda Municipal e da Blitz Urbana, teve como objetivo coibir o descarte irregular e autuar os infratores.

A ação fiscalizadora iniciou a partir das 8h e foi realizada na área da Cidade Operária. Um motorista de caminhão foi autuado em flagrante despejando resíduos da construção civil em um terreno localizado atrás da casa de show Barraca de Pau, na Cidade Operária. O motorista foi encaminhado à Delegacia de Meio Ambiente para prestar esclarecimentos e o carro foi apreendido.

O subcomandante da Guarda Municipal e chefe do Grupamento de Patrimônio e Operações (GPO), José Lima Ribeiro, novas ações do tipo serão realizadas em outros pontos da cidade. "Estas operações vão continuar em outras áreas onde acontece o descarte irregular de resíduos. Além de inibir esse descarte, vamos atuar também para sensibilizar a população para que não jogue lixo em terrenos públicos", disse o subcomandante.

AUTUAÇÃO 

A pessoa física ou empresa autuada ou notificada por descarte irregular de resíduos deve comparecer à Delegacia de Meio Ambiente para prestar esclarecimentos formais e ser orientado quanto ao procedimento correto de descarte. A multa, para os casos de flagrante do descarte inadequado, pode chegar a até R$ 5mil. 

Técnicos do Instituto de Criminalística (Icrim) da Polícia Civil também foram acionados para auxiliar nas autuações e na metragem do terreno que foi tomado pelo entulho e lixo. O caminhão e o material descartado irregularmente também foram periciados.

ALTERNATIVAS

A Prefeitura de São Luís está oferecendo alternativas para que a população se desfaça de materiais inertes e inservíveis de grande volume: são os Ecopontos. Na última semana, entrou em funcionamento a primeira unidade do tipo em São Luís, localizada na Avenida dos Africanos. O espaço disponibilizado à população é destinado à entrega voluntária de materiais descartáveis e inservíveis não recolhidos pela coleta convencional de lixo, combatendo, assim, o descarte irregular de resíduos na capital maranhense.

A previsão é que sejam implantadas nove unidades do tipo - todas em pontos da cidade que sofram com o descarte irregular. Outros três novos Ecopontos já estão em fase de implantação na área Itaqui-Bacanga, no Bequimão e no Turu.

Além disso a Prefeitura realiza campanhas de coleta deste tipo de material, como é o caso da operação "Bota Fora", que hoje é integrada às campanhas "Todos Contra o Mosquito" e "Mais limpeza, Mais Saúde". De periodicidade semanal e coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), respectivamente, as iniciativas tem o objetivo de que a população colabore ativamente com os procedimentos de limpeza. A campanha já levou ações de limpeza de vias e praças e recolhimento de bagulhos volumosos a diversos bairros de São Luís.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem