agencia

Notícias

Atualizado em 26/05/2016 às 13h22

Prefeitura entrega Praça V totalmente reformada aos moradores da Cohab

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo entrega Praça V totalmente reformada aos moradores da CohabO prefeito Edivaldo entregou aos moradores da Cohab, na noite desta quarta-feira (25), a Praça V, no bairro Cohab Anil II. É a 16ª praça da cidade que, após restauração, é entregue à população pela prefeitura de São Luís. A reinauguração do espaço é parte das ações que vem sendo realizadas na atual gestão para restauração de logradouros da cidade que se encontravam danificados. Edivaldo foi recebido pelos moradores do bairro com grande entusiasmo e reconhecimento pelo trabalho concluído.

"Estamos trabalhando arduamente por São Luís. Desde o primeiro dia da nossa gestão começamos um intenso planejamento de melhorias para nossa cidade, e estamos colhendo os bons frutos desse trabalho realizado. Esta praça é um novo espaço de convívio social para os moradores da Cohab e da região. Aqui eles poderão se reunir para conversar e praticar esportes", disse o prefeito Edivaldo.

Segundo Edivaldo, os projetos de reestruturação de praças estão sendo elaborados com participação efetiva da população, ressaltando aspectos paisagísticos que contribuam diretamente para a saúde dos frequentados. "Esta é uma obra sólida, um espaço de convivência importante para este bairro, que agora foi valorizado com a contribuição da Prefeitura de São Luís", completou.

Localizada entre as duas importantes avenidas do conjunto residencial construído na década de 70, a recuperação da Praça V foi coordenada pelo Instituto de Paisagismo Urbano (Impur). A reforma da praça era uma antiga solicitação da comunidade que reclamava da ocupação indevida. O presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, afirmou que o prefeito Edivaldo já determinou a continuidade e ampliação das ações nessa área. "A Prefeitura de São Luís está investindo na reestruturação de espaços de lazer e integração da comunidade em diversos bairros de São Luís. Até agora, já foram entregues 16 praças e esse número vai crescer mais ainda até o final do ano", disse Borralho.

ESTRUTURA

A nova Praça V conta com espaços de lazer e convivência; instrumentos para prática de educação física e atividades esportivas, como academia ao ar livre; nova iluminação pública; mesa de integração para a comunidade; e jardins em todo o espaço. A praça também conta com rampas de acessibilidade e área para 25 vagas de estacionamento, garantindo, assim, mais conforto às famílias que visitam o espaço público.

"Aqui havia uma quadra que com o passar dos anos foi desaparecendo e cedendo lugar para um aglomerado de barracas comerciais. Aos poucos foram se deteriorando as construções do que seria uma praça, como as plantas e canteiros.", lembra a presidente do Comitê Movidos pela União, Narcisa Rocha, que deverá zelar pela conservação do espaço recém-entregue à comunidade.

A pastora Eudinéia Sales enfatizou a importância da praça para o bairro e saúde da população. "Esta é uma importante contribuição que o prefeito Edivaldo está dando para melhoria da qualidade de vida dos moradores e da cidade de São Luís", disse.

A Prefeitura já recuperou as praças do Pantheon (Centro), Praça do Circo Escola (Cidade Operária); as praças da Camboa e Carlos Chaib (Camboa); Praça José de Ribamar dos Santos Corrêa (no bairro Rio Anil); Praça da Roxinha (Ipase de Baixo); Renascer e Ruy Frazão, (Cohab); as praças Verão, Jackson Lago e das Árvores (Cohatrac); Praça Irmã Gabriella Torselli, no bairro Turu; a praça Nossa Senhora das Graças (Coradinho); Praça do Letrado (Vinhais) e a primeira etapa da reforma da Praça do Pescador, no Portinho

Os vereadores Antônio Isaías Pereirinha e Professor Lisboa prestigiaram a inauguração da praça. Pereirinha manifestou sua satisfação com a recuperação do espaço de convivência social e de lazer que o bairro da Cohab ganhou com a recuperação da Praça V. "Este espaço estava totalmente tomado pelo comércio, não mais permitindo que os moradores desfrutassem de momentos de descanso e lazer. Esta é uma bela ação do poder municipal", destacou o ex-presidente da câmara legislativa do município.

Também prestigiaram a inauguração do novo espaço os secretários municipais Conceição Castro (Secom); Fátima Ribeiro (Semsa), Gustavo Marques (Sempe), Marlon Botão (Secult), entre outros integrantes da equipe do prefeito Edivaldo.

COMITÊ GESTOR DE PRAÇAS

Criado em 7 de junho de 2015, o Comitê da Cohab "Movidos pela União" tem se dedicado, desde sua origem, a acompanhar a execução da obra da reforma da Praça V. Composto por 19 pessoas, o comitê administra ainda quatro espaços e áreas de convivência situadas na Cohab.

A presidente do Comitê Movidos pela União, Narcisa Rocha é moradora da Cohab Anil II desde a inauguração do bairro. Para ela, a recuperação da Praça V beneficia, além dos moradores dos bairros vizinhos, toda a cidade de São Luís. 

"Com o abandono e a falta de investimento, assistimos a praça se deteriorar com o passar dos anos. Sem manutenção e nenhum investimento, o espaço foi se descaracterizando aos poucos. As pessoas não identificavam este espaço aqui como praça", disse Narcisa.

O prefeito Edivaldo destacou a importância do comitê gestor na manutenção da praça. "O comitê é mais um instrumento público com que a população de São Luís conta para efetivamente participar da administração da cidade", disse.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem