agencia

Notícias

Atualizado em 27/05/2016 às 17h00

Serenata Histórica apresenta São Luís a guias turísticos do país

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Serenata Histórica apresenta São Luís a guias turísticos do paísUma noite de cênica, musical e de amor à cidade de São Luís. Assim pode ser definido o projeto Serenata Histórica no Centro de São Luís. O passeio desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e que acontece sempre no mês de férias na capital, recebeu uma edição especial nesta quinta-feira (26). A serenata encantou os turistas e guias turísticos que participam em São Luís do Congresso Brasileiro de Guias de Turismo. Os guias de vários estados levaram uma ótima lembrança do cartão de visitas de São Luís.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, enalteceu a oportunidade de mostrar aos guias que participam do congresso a rica cultura maranhense de forma lúdica e didática. Ela ressalta que por meio do passeio eles conheceram as belezas de São Luís com música, poesia e encenações de artísticas nos papéis de maranhenses que fizeram história.

"Proporcionar aos turistas uma experiência turística bem ampla compõe a política de fortalecimento do turismo em nossa cidade, desenvolvida pelo prefeito Edivaldo. São Luís é uma cidade rica em arte e a Serenata Histórica é uma fusão dessa cultura. Os guias que participam do congresso, têm a leitura da nossa história contada pelos próprios personagens históricos, que surgem ao longo do trajeto e contam as particularidades da nossa cidade", contou.

Em virtude da chuva, a serenata não fez o tradicional percurso pelo Centro Histórico, mas se concentrou na Praça Benedito Leite. Nada que tirasse o brilho da noite. O tempo chuvoso aumentou mais o clima de romantismo e saudosismo. Padre Antônio Vieira, Ana Jansen, Daniel De La Touche foram alguns dos personagens que estiveram na Serenata.

"É uma coisa fantástica. Eu não vejo algo assim há muitos anos. Estão de parabéns", enalteceu o advogado e jornalista curitibano, José Augusto, 71 anos. Ele também ressaltou a hospitalidade dos ludovicenses.

A boa receptividade não foi percebida apenas por José Augusto. Caius Marcellus, 48 anos, de Natal-RN, disse que voltou a visitar São Luís após 15 anos, e encontra uma cidade calorosa e pujante culturalmente. "Estou muito feliz com a forma como fui recebido. Temos que parabenizar a Prefeitura por dar apoio a uma ação como esta. Investir na cultura e na preservação da história, é investir no turismo e turismo é muito sério. O resultado é sempre muito positivo", afirmou.

O vereador Professor Lisboa, que participou do passeio, reforçou a necessidade de investimentos na cultura. "Este é um projeto fundamental para o fomento do turismo na nossa cidade. Enriquecer os nossos produtos para fomentar o turismo é investir na melhoria da cidade. Por isso, apoiamos este projeto maravilhoso da gestão do prefeito Edivaldo que só fortalece a cultura maranhense", destacou.

HOMENAGEM A PAPETE

Os músicos da banda da Serenata Histórica promoveram uma homenagem ao cantor e compositor Papete, falecido na madrugada desta sexta-feira (27). O cantor Paulinho falou de sua convivência com o grande artista maranhense. "Nossa cidade está muito triste com a perda. Eu tive uma honra muito grande tê-lo conhecido e trabalhado com ele. A cultura maranhense perdeu um grande nome", contou o músico.
O evento teve respeitado um minuto de silêncio e uma salva de pandeirões. A música Rosa Amarela, que representava bem o artista, foi entoada com emoção.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem