agencia

Notícias

Atualizado em 30/05/2016 às 16h10

Prefeitura de São Luís promove ensaio logístico e de segurança para o revezamento Tocha Olímpica

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís promove ensaio logístico e de segurança para o revezamento Tocha OlímpicaO maior símbolo internacional das Olimpíadas chega a São Luís dia 12 de junho. Com o objetivo de alinhar o planejamento logístico e de segurança do dia do evento,  a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), em parceria com o Governo do Estado e o Comitê Gestor da Tocha em São Luís, realizou no último domingo (29), um ensaio geral do revezamento. As equipes de organização percorreram todo o trajeto que será realizado. A tocha passará por aproximadamente 20 bairros, percorrendo quase 40 quilômetros. Serão cerca de 140 condutores, entre pessoas da comunidade e atletas.

Para o secretário Municipal de Desportos e Lazer, Júlio França, o ensaio serviu para analisar criteriosamente os principais pontos onde a tocha passará. "Essa celebração esportiva, realizada com o incentivo do prefeito Edivaldo, tem dimensões grandiosas, estamos trabalhando há meses com as comissões, para que tudo ocorra como planejado, esse ensaio é importante para verificarmos todo o trajeto novamente, afim de solucionarmos qualquer eventualidade", destacou o titular da Semdel, Julio França.

O ensaio teve início no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, às 10h, mesmo horário em que a chama olímpica desembarcará na cidade. Do aeroporto, seguirá para o palácio de La Ravardière, onde a tocha será acesa. A partir daí será iniciado o revezamento matutino, cujo trajeto compreende o Banco Bradesco (Avenida Magalhães de Almeida) e Praça da Ressureição (Anjo da Guarda).

Após parada administrativa na UFMA, o revezamento recomeça à tarde na Praça Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac), seguindo para o Supermercado Mateus (Cohab), Praça Irmã Gabriela Torselli (Habitacional Turu), Loja Nissan (Avenida dos Holandeses), Avenida Litorânea, Lagoa da Jansen, Espigão Costeiro (Ponta D'areia) e finalizando no início da noite na Praça Maria Aragão (Centro), onde será acesa a Pira Olímpica.

Com o tema "Do calor. Da chama. Do povo. Do Brasil. Dos jogos". O Tour da Tocha Olímpica 2016 contemplará 250 cidades brasileiras, em passagens de até quatro horas. Em São Luís – uma das cidades celebração – a tocha permanecerá por 24 horas, sendo que permanecerá por 12 horas em exposição nos principais pontos da cidade. Ao fim do dia de atividades, será realizado um show especial na Praça Maria Aragão. De São Luís, a tocha segue para o município de Barreirinhas, onde estará no dia 13 e no dia seguinte, segue para Imperatriz.

O Comitê Gestor da Tocha em São Luís tem representantes das secretarias municipais e estaduais como Infraestrutura, Esporte, Segurança, Turismo, Cultura, Saúde e Mobilização, além do Comando Militar do 24ª Batalhão de Infantaria Leve.

Para o tenente coronel Azevedo, comandante do 24º Batalhão, o teste do revezamento foi importante, pois permitiu que cada setor levantasse as necessidades de melhorias em suas respectivas áreas. "Tivemos a participação massiva de todos os envolvidos na organização do revezamento, mostrando o entendimento da relevância desse evento para a cidade, tenho certeza que após todos os ajustes teremos uma grande festa no dia 12 de junho".

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem