agencia

Notícias

Atualizado em 01/06/2016 às 17h34

Prefeitura implanta iluminação LED no Anjo da Guarda contabilizando mais de três mil novos pontos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura implanta iluminação LED no Anjo da Guarda contabilizando mais de três mil novos pontosA Prefeitura de São Luís já contabiliza mais de três mil pontos de iluminação de LED nos principais corredores de São Luís com implantação de nova iluminação na avenida principal do Anjo da Guarda. O processo de modernização da iluminação da capital, que está sendo executado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), representa economia no consumo de energia e proporciona ambientes mais seguros e agradáveis à população.

O prefeito Edivaldo destaca que a modernização da iluminação pública é um importante investimento da Prefeitura. "Com a implantação das lâmpadas de LED o município economiza energia elétrica e as vias da capital ganham mais beleza e segurança", enfatizou o prefeito. No Anjo da Guarda, a avenida que recebeu a iluminação foi a Odylo Costa, filho, também conhecida como Avenida Moçambique. Na via foram implantadas 44 luminárias LED de 269W em 720 metros de percurso.

Com a troca das lâmpadas, o consumo de energia tem uma redução entre 40% a 60%. O custo com manutenção também é menor, pois o sistema é integrado à Central de Atendimento que em caso de defeito, acusa imediatamente qual componente apresenta problemas. "É um investimento direcionado para os grandes corredores da capital e para as 14 interbairros, cujas obras estão sendo realizadas pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado", ressaltou o secretário da Semosp, Antônio Araújo.

MELHORIAS

Em pouco mais de dois anos, cerca de 50km de corredores urbanos da cidade já foram beneficiados com a implantação da iluminação em LED executada pela Prefeitura de São Luís. Também estão recebendo nova iluminação praças, campos e quadras. No total, a prefeitura já contabiliza 4318 pontos de led instalados em todos esses espaços.

Ainda como parte do trabalho de melhoria da iluminação pública, já foram feitas substituições de 43 mil pontos de luz que antes eram de vapor mercúrio ou vapor sódio por outras de vapor metálico. Além disso, a Prefeitura expandiu o parque de iluminação da cidade em cerca de 10 mil novos pontos, que abrangem, inclusive, comunidades localizadas às margens da BR-135.

Para a dona de casa Ana Adélia Matos, que mora no Anjo da Guarda, a nova iluminação deu mais vida à avenida. "Aqui é um local de grande fluxo de veículos e por onde circulam muitas pessoas durante todo o dia. A nova iluminação foi uma coisa muito boa, porque possibilita segurança e bem-estar para todos que circulam pela via", disse.

"Em um local bem iluminado, fica mais difícil acontecer acidentes e também assaltos. Com certeza essa nova iluminação garante mais segurança para todos", completou Carlos Tavares, que mora na Avenida Odylo Costa, filho.

ILUMINADOS

A nova iluminação de LED já foi implantada na Avenida Litorânea, rotatória da Areinha, Avenida Libanseses (Tirirical), Rua Coronel Ribeiro, Vila Militar Coronel Riod, Avenida Guajajaras, Avenida dos Holandeses, Jerônimo de Albuquerque (Cohab e Angelim), Avenida Castelo Branco (São Francisco), Avenida Euclides Figueiredo (Calhau), Avenida Colares Moreira (Renascença), rua do Arame (São Cristóvão), Rua dos Bicudos (Renascença), Avenida Tupinambá (Ponta da D'Areia), Avenida Daniel de La Touche e Avenidas Alto Parnaiba e Palmeirandia (Calhau).

Ganharam também iluminação de LED várias praças, a exemplo da Praça Pantheon e Pedro II, no Centro de São Luís; Praça São Roque, no Lira; Duque de Caxias, no João Paulo; Praça Deus é Fiel, no São Raimundo; a Ponte José Sarney e elevados da Cohab e da Cohama e a quadra poliesportiva, na Lagoa da Jansen; entre outros espaços públicos.

Campos e quadras esportivas estão inseridas no projeto da Prefeitura de melhoria da iluminação pública. Já receberam nova iluminação os campos de futebol da Vila Novo Horizonte, no Conjunto São Raimundo; campo Santo Antônio, no Santo Antônio; campo Betel, na Vila Romário; campo olímpico José Reinaldo Tavares, na Cidade Olímpica e campo do Recanto, no Recanto Fialho.

Acesse aqui a galeria de fotos desta reportagem