agencia

Notícias

Atualizado em 03/06/2016 às 17h30

Crianças da Rede Municipal de Ensino participam de plantio de Ipês na Via Expressa

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O plantio faz parte do programa São Luís Cidade Jardim que desenvolve ações de embelezamento da cidade

Cerca de 150 crianças da Rede Municipal de Ensino participaram nesta sexta-feira (3) do plantio de 500 mudas de Ipês na Via Expressa, considerada um dos principais corredores de trânsito da Capital. A ação, realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e a Secretaria do Meio Ambiente (Semmam), faz parte do programa São Luís Cidade Jardim, que desenvolve ações efetivas, que além de embelezar a cidade, contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população.

O plantio, que contou ainda com a participação do 24º do Batalhão de Infantaria Leve (BIL), integra as atividades desenvolvidas pela Prefeitura durante a Semana do Meio Ambiente. Este ano a semana trabalha a conscientização do plantio como mecanismo de preservação de plantas e árvores. O presidente do Impur, Luiz Borralho, disse que São Luís já superou a meta das cidades sustentáveis que têm como base o plantio de mil mudas.


"Hoje, além do plantio de mudas estamos também trabalhando desde cedo com as crianças à consciência da preservação das árvores, dessa forma teremos homens e mulheres multiplicadores do paisagismo responsável", disse o presidente.

Maria Eduarda, Yeda Araújo, Samuel Trindade e Pablo Henrique, alunos da Unidade de Educação Básica Menino Jesus de Praga, se divertiram enquanto plantavam e relataram a atividade como "diferente e importante". "É legal mexer com a terra, mas agora a gente já sabe a importância das árvores. São elas que vão dar sombra pra ajudar a diminuir o calor", disse Samuel Trindade representando o grupo.

Além da beleza natural, o Ipê também é resistente a longos períodos de estiagem tendo ainda como característica, seu elemento paisagístico considerado em grandes centros por sua indiscutível florada exuberante que ocorre de uma a duas vezes por ano. A árvore ainda é recomendável para rotatórias e praças.

               Acesse aqui a galeria de fotos desta reportagem