agencia

Notícias

Atualizado em 07/06/2016 às 18h52

Prefeitura reúne comissão de condutores da Tocha Olímpica

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo recebe comissão de condutores da Tocha OlímpicaUma comitiva composta por atletas que conduzirão a Tocha Olímpica no revezamento em São Luís visitou o prefeito Edivaldo, na tarde desta terça (7), na sede da Prefeitura de São Luís. O grupo recebido no Palácio de La Ravardiére incluiu crianças, jovens, idosos e parceiros que trabalham com a prefeitura em ações sociais ou que participaram das escolinhas esportivas apoiadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semdel). Na ocasião da visita, foi apresentado ao prefeito o planejamento realizado para o evento e o percurso a ser seguido.

"Esta é uma ocasião ímpar para nossa capital, para o Maranhão e para o país. Parabenizo os escolhidos para participar desse momento histórico e, para mim, é uma honra, como prefeito da minha cidade, poder fazer parte deste grande evento nacional", ressaltou o prefeito Edivaldo. Ele enfatizou que o evento vai movimentar a cidade e dar mais visibilidade para São Luís, que será conhecida internacionalmente. O símbolo olímpico chega a cidade por volta das 9h30, deste domingo (12). O evento contará com presença do governador Flávio Dino.

No total, são 143 condutores da Tocha na capital, sendo 11 indicados pela Prefeitura. "Indicamos nossos atletas mirins. São jovens que participam de projetos esportivos da gestão e que vão representar nossa capital neste importante momento", destacou o secretário municipal de Esportes e Lazer (Semdel), Júlio França.

O titular da Semdel destacou ainda a importância deste momento para a capital. "É importante, pois toda a imprensa internacional estará voltada para nossa cidade. É uma forma de projetar ainda mais nossa cultura. É turismo e turismo é emprego e geração de renda. Quem ganha é o povo, é a nossa cidade", concluiu França.

Para o estudante Gustavo Maciel da Silva Sousa, de 13 anos, foi motivo de grande alegria ter a oportunidade de conduzir a chama olímpica. "Eu nem sabia que ia fazer parte e quando me informaram eu fiquei muito feliz. Já estou me preparando para fazer tudo direitinho", disse o garoto. Ele vai conduzir o símbolo nos percursos da área Itaqui-Bacanga, trecho da Avenida dos Portugueses.

Representando a terceira idade, o aposentado Fernando Antônio da Silva, 75 anos, participante do projeto "São Luis Saudável", disse se sentir lisonjeado e gratificado com a oportunidade. "Não esperava, a essa altura da minha vida, ter esse reconhecimento. Acredito que fui escolhido por representar a Terceira Idade. Me cuido, gosto de praticar esportes e fazer exercícios", ressaltou.

O coronel Carlos Frederico de Azevedo Pires, comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, que será um dos condutores, ressaltou ser este um grande momento para sua carreira profissional e como pessoa. "É um grande momento que estarei vivendo: poder conduzir este símbolo e representar o Exército, além de pôr em prática o que fazemos no dia a dia incentivando a vida saudável", afirmou.

 

CIRCUITO

A Tocha Olímpica chega à capital por volta das 9h30 e do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado segue para a sede da Prefeitura chegando às 10h30, quando será acesa. Em seguida vai para pela Avenida Magalhães de Almeida, no Centro; área Itaqui Bacanga até a Praça da Ressurreição no Anjo da Guarda quando será feita uma parada.

Após, o grupo com a Tocha retoma a partir da Praça Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac; desce pela Cohab, com parada no supermercado Mateus e segue pela Avenida São Luís Rei de França, no Turu indo até o Habitacional Turu. Em seguida, percorre a Avenida Holandeses, descendo pela Avenida Litorânea até a Praça do Pescador, Lagoa da Jansen, Ponta d'Areia, Espigão, São Francisco e encerrando o trajeto olímpico na Praça Maria Aragão, Centro, por volta das 20h.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Paralelamente ao circuito, foram organizados 10 pontos de paradas com uma vasta programação cultural que tem como mote a tradição do folclore e a música maranhense. Os dois pontos altos dessas atrações serão a apresentação de brincadeiras típicas locais como tambor de crioula, grupos folclóricos e show de artistas locais na Prefeitura e na Praça Maria Aragão com apresentação dos grupos de bumba meu boi. "A festa vai entrar pela madrugada. Será um momento de união e alegria para nossa capital e nossa população", reforçou Júlio França.

Acesse aqui a galeria de fotos desta reportagem