agencia

Notícias

Atualizado em 10/06/2016 às 17h21

Cidade Celebração, São Luís recebe neste domingo a Tocha Olímpica com grande festa

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Cidade Celebração, São Luís recebe neste domingo a Tocha Olímpica com grande festaA capital maranhense será, neste domingo (12), o centro das atenções do Brasil e do mundo, com a chegada da Tocha Olímpica que desembarca em solo ludovicense às 9h30. A Prefeitura de São Luís iniciou desde o ano passado as articulações e o planejamento para receber a chama olímpica.

O circuito da Chama Olímpica em São Luís foi definido levando em conta critérios logísticos, turísticos e culturais. O revezamento nas diversas cidades brasileiras é organizado pelo comitê Rio 2016 e, em São Luís, contou com o apoio da Prefeiturea de São Luís e do governo do Estado que, além de disponibilizarem efetivo de segurança e apoio logístico, organizaram ampla programação cultural para receber o símbolo maior das olimpíadas. A programação de shows e atrações culturais inicia por volta das 8h da manhã, na Praça D. Pedro II, em frente à Prefeitura de São Luis, para dar as boas vindas à chama olímpica. Ao longo do dia, outros pontos de apoio do revezamento receberão atrações culturais: os bairros do Anjo da Guarda, Cohatrac e Turu, além da Avenida Litorânea e do Espigão Costeiro. A programação encerra na Praça Maria Aragão, por volta das 20h.

A Prefeitura de São Luís apoia o revezamento da tocha olímpica por meio das Secretarias Municipais de Desportos e Lazer (Semdel), Cultura (Secult), Turismo (Semtur), Trânsito e Transportes (SMTT), Saúde (Semus) e Obras e Serviços Públicos (Semosp). A Prefeitura firmou parceria também com o governo do Estado, que apoia as ações por meio das secretarias estaduais de Desporto e Lazer (Sedel), Cultura e Turismo (Sectur) e Segurança Pública (SSP). O evento também tem como parceiro o Exército Brasileiro, através do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL).

A Prefeitura de São Luís terá ainda equipes de prontidão nas áreas de maior concentração de pessoas para atendimento médico de emergência. Também promoverá reordenamento do tráfego da cidade, garantindo o fluxo do revezamento e reordenando o trânsito para garantir a trafegabilidade. A segurança também será reforçada com equipes da Polícia Militar. 

PERCURSO

O percurso feito pela chama olímpica na capital maranhense será o terceiro maior do país: terá 39 km. O prefeito Edivaldo destacou que além de projetar a cidade de São Luís para o país e para o mundo, o evento reforça a autoestima e o orgulho do povo maranhense e valoriza a política de esporte desenvolvida pela atual gestão, enxergando na prática esportiva um fator de inclusão social. 

"O revezamento da chama olímpica é uma festa de toda a cidade. Por isso, organizamos ampla programação que tem o objetivo de valorizar e projetar nacionalmente a nossa cultura. Em São Luís, este grande evento contará com a presença de adolescentes, jovens e idosos beneficiados pelos programas sociais desenvolvidos pela nossa gestão na área esportiva. São pessoas que tiveram a sua vida modificada por meio do esporte e que, agora passarão por este momento inesquecível em suas vidas", disse o prefeito Edivaldo.

CALOR HUMANO 

A representante do Comitê Olímpico Rio 2016, Carla Marques, disse que o que se tem visto pelos locais por onde a Tocha já passou é o que o brasileiro tem de melhor: calor humano, criatividade, alegria e é o que se espera encontrar também em São Luís e nas outras cidades maranhenses por onde a Chama Olímpica passará – Barreirinhas (dia 13) e Imperatriz (dia 14).

"Sabemos que o Maranhão é um estado muito rico, em que as pessoas têm muito calor humano, então, temos uma expectativa muito grande por essa passagem da Tocha aqui", disse Carla Marques. "A chama olímpica simboliza união e paz, o melhor do ser humano e também nos ajuda a preparar o clima do país para a chegada dos Jogos Olímpicos", completou.

O secretário de Desportos e Lazer, Júlio França, também destacou o caráter positivo do evento para a cidade. "A nossa cidade será projetada nacional e internacionalmente neste domingo. É uma oportunidade de destacar a nosa diversidade popular e também de valorizar as ações que já desenvolvemos na área do esporte, por determinação do prefeito Edivaldo", afirmou o secretário. Ele contou ainda que São Luís fará parte de um vídeo que está sendo produzido pelo Comitê Olímpico e que será apresentado para o mundo na abertura das Olimpíadas Rio 2016.

REVEZAMENTO

Ao final, o revezamento da Tocha vai alcançar 90% do território nacional, passando por todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal. A viagem terminará no dia 5 de agosto, quando será acessa a Pira Olímpica na cerimônia de abertura da XXXI Olimpíada, a Rio 2016, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Esta será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem