agencia

Notícias

Atualizado em 20/06/2016 às 14h59

Prefeitura apoia Circuito Maranhense de Maratonas Aquáticas e atletas campeões viajarão para China

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura apoia Circuito Maranhense de Maratonas Aquáticas e atletas campeões viajarão para China

Na tarde do último domingo (19) foi realizada a 5ª etapa do Circuito Maranhense de Maratonas Aquáticas, com apoio da Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), em parceria com a Escola de Natação Nina. A prova ocorreu no Espigão Costeiro (Ponta d'Areia) com a participação de mais de 50 atletas. Os campeões e vice-campeões no ranking geral nas disputas (masculino e feminino) irão, em julho, para o Festival Internacional de Maratonas Aquáticas, que será realizado na cidade de Wuhan, China. Os custos da viagem serão pagos pelo governo chinês graças ao programa "São Luís para o Mundo - Cidade Irmãs".

Para o secretário Municipal de Desportos e Lazer, Julio França, esse incentivo aos atletas maranhenses faz com que surjam cada vez mais novos talentos na prática de esportes aquáticos. "São jovens que se esforçam e treinam com afinco desde muito novos e trazem inspiração para quem quer começar no esporte. O apoio que a Prefeitura de São Luís dá para a realização desses eventos é uma determinação do prefeito Edivaldo que acredita no esporte como ferramenta de transformação social", disse Julio França.

Os quatro campeões dessa seleção foram Lucas Brito, Felipe Cunha, Carol Hertel e Lorena Pinheiro que fizeram o menor tempo dessa etapa. Para Carol Hertel, 15 anos, é uma grande satisfação poder representar o Maranhão em outro continente. "Nós iremos dar o nosso melhor, fico muito feliz em poder representar meu Estado nessa disputa internacional", disse a jovem nadadora.

Ainda nessa etapa do Circuito Maranhense de Maratonas Aquáticas, foi disputada a categoria infantil na distância de 200 metros, e mais 12 categorias na distância de mil metros, com participantes de faixas etárias entre 15 a 60 anos.

IRMÃS

Essa relação diplomática entre as cidades de São Luis e Wuhan existe desde 2015, por meio de acordo firmado pelo programa "São Luís para o Mundo - Cidade Irmãs". Este ano, no mês de setembro, 22 jovens atletas integrantes do programa "Movimento e Resgate - Escolinhas da Semdel" - na modalidade futebol - participarão do campeonato de futebol de adolescentes, na China, com todos os custos assumidos pelo governo municipal de Wuhan. Em contrapartida, São Luís receberá jogadores de futebol adolescentes daquela cidade, para participarem de uma formação de curto prazo neste esporte, com os encargos por conta da Prefeitura de São Luís.

INCLUSÃO SOCIAL

O programa "Movimento e Resgate – Escolinhas da Semdel" é um projeto socioesportivo voltado para crianças e adolescentes das comunidades de baixa renda, que residem em áreas de elevado risco social. A proposta da ação é desenvolver educação, esporte, cultura, lazer e inclusão social.

O programa tem capacidade para atender cinco mil pessoas, que se dividem em 62 escolinhas organizadas para receber jovens entre 10 a 17 anos, todos devidamente matriculados na rede pública de ensino, com frequência escolar regular.

Nas comunidades que integram o projeto, são realizadas três vezes por semana as oficinas esportivas, que abrangem as modalidades de futsal, futebol, basquete, vôlei, handebol, karatê, judô, futebol de campo, atletismo e capoeira.

Acesse aqui a galeria de fotos desta reportagem